Foto com acessibilidade para deficientes visuais, já ouviu falar nisso?!

9833

Nos stories do instragram (@juniorgonzagasc) comentei sobre uma solução que desenvolvi para uma cliente em especial, ela tem baixa visão com isso surgiu uma necessidade de desenvolver uma solução para que facilitasse o dia a dia dela.

Foto: Era um dia frio mas ao mesmo tempo o céu estava limpo e o sol bem forte mas o que me impressionou foi o laço entre mãe e filho que nada pode quebrar.

O que é?!

É uma iniciativa própria de oferecer ao portador de deficiência visual cego e de baixa visão uma experiência em ver fotografias com recurso de audiodescrição de forma Interativa e Humanizada. Acreditando numa possibilidade real de tornar mais independente uma sensação que é simples de admirar uma fotografia. Os slides programados e quando executados exibem a narração de cada foto selecionada.

Como começou?!

Entre vistos e imprevistos nosso ensaio aconteceu em agosto e ao voltar de onde estávamos eu tinha perguntado: – Viu e como você quer que eu edite suas fotos?! porque eu queria encontrar uma forma de te ajudar a enxergar melhor a fotografia.

e foi quando ela comentou: – Olha eu não consigo ver as fotos e sempre peço para alguém sentar do meu lado contar o que tem nas fotos, daí eu lembro do dia.

Então isso me comoveu ao ponto de repensar o que fazia e o que podia fazer para ajudar, é muito triste pensar na incapacidade de observar um retrato e relembrar um momento da sua vida olhando para uma foto.

Foto: o filho segurando a mão da mãe passando um conforto, segurança e uma felicidade por estar presente ao lado dela, é magico!

Qual o Objetivo?

Divulgar e incentivar praticas para acessibilidade dentro da fotografia, oferecendo um serviço personalizado e humanizado para clientes e interessados na área. Acredito que divulgando e disponibilizando de forma gratuita de como fazer e proporção da criação de conteúdo deverá aumentar garantindo a extensão da comunicação artística.

Quais foram as Dificuldades?! Por que Slides? Dificuldades de certa forma foi o tempo para desenvolvimento, busca de parceiros para ajudar no projeto um agradecimento em especial a Camila Ignacio (narração) que foi realizou um trabalho excepcional e conseguir entender o que eu queria transmitir.

Precisei criar uma solução que fosse acessível a todas as famílias de diferentes faixas salarial, pensei na portabilidade e na tecnologia atual que oferecesse acesso para PC e celular. Inicialmente fiz pesquisas e vi mutas coisas legais como impressão 3d e texturas em papel fotográfico, no entanto eu queria buscar uma solução que fosse fácil, independente e prático.

Foto: não sei vocês… mas eu vejo imponência e independência aqui.

Qual o futuro?!

Melhorar a experiência e estender esse recurso para produção de filmes de casamentos, 15 anos e eventos. Sabe do melhor? eu sei o próximo passo… nesse exato momento você pode escolher achar que eu sou um louco ou um visionário kk mas essa etapa também promete Ressignificar nossa experiência de ver fotos.

Foto: não precisa explicar mas a felicidade tá estampa ali =)