CHAPECÓ
Início Notícias GDH promove Simpósio Municipal em Chapecó

GDH promove Simpósio Municipal em Chapecó

104
Divulgação/Assessoria

A experiência do Grupo de Desenvolvimento Humano (GDH) de Chapecó é reconhecida na Rede de Saúde Municipal de Chapecó. E ela pode ser replicada em todos os municípios que queiram melhorar suas práticas em saúde por ter características de baixo custo para sua efetivação, facilidade e simplicidade no processo de implantação e grande impacto dos resultados obtidos.

Por isso, acontecerá em Chapecó o Simpósio Municipal de trabalhos com grupos: Potencialidades aos grupos interativos nas politicas públicas, nos dias 14 e 15 de junho, no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes. O encontro é direcionado para estudantes e profissionais das áreas de saúde, assistência social e educação.

O projeto em Chapecó se desenvolve em quatro momentos diferentes e complementares, sendo: matriciamento, assistência direta aos usuários, seminário pós grupo e supervisão com profissionais.

O GDH foi iniciado em 2012 com a participação de 04 psicólogos do NASF matriciados pelo psiquiatra realizando 2 grupos interativos com usuários de medicamentos controlados da Atenção Básica. Até 2016 foram capacitados 50 profissionais e desenvolvidos mais de 50 grupos interativos com temáticas variadas, como: mulheres vítimas de violência sexual, familiares de pacientes com transtorno mental grave, usuários com transtornos mentais comuns e graves, entre outros.

Atualmente são 107 profissionais participantes das seguintes categorias: assistentes sociais, psicólogos, enfermeiros, dentistas, educadores físicos, farmacêuticos, médicos, nutricionistas, pedagogos, fonoaudiólogos, professores, advogados e estagiários universitários.