CHAPECÓ
Saúde Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil

Glaucoma é a principal causa de cegueira irreversível no Brasil

72
Reprodução/Internet

O Glaucoma é a uma doença que muitos já ouviram falar, mas poucos sabem da verdadeira importância do seu controle.Ele é responsável por cerca de 13% dos casos de perda de visão irreversível em adultos. A prevalência aumenta progressivamente com a idade, ou seja, com o passar dos anos, maior a chance do acometimento pela doença: estima-se que acometa entre 1% e 2% na população geral, chegando a 6% e 7% após os 70 anos de idade.

De acordo com o oftalmologista Diogo Dalcin, os principais fatores de risco são: histórico familiar da doença, pressão intraocular elevada, idade acima de 50 anos, diabetes, uso prolongado de corticóides, presença de lesões oculares e descendência negra.

A Sociedade Brasileira de Oftalmologia estima que no Brasil existam cerca de 985 mil pessoas portadoras de glaucoma, embora o número deva ser bem mais elevado, uma vez que calcula-se que 50% dos portadores ignoram a doença ou nem mesmo a tenham diagnosticado.

O tratamento clínico inicial é feito com colírios que reduzem a pressão intraocular. Dalcin ressalta que a terapia com laser ou mesmo procedimentos cirúrgicos podem ser indicados quando o tratamento com colírio não é capaz de conter os níveis elevados de pressão ou até antes em casos específicos.

Ele ainda alerta que o glaucoma é uma doença perigosa, mas não é preciso ter medo deste diagnóstico. Orienta-se consultar com o médico oftalmologista anualmente, pois apesar de muito mais prevalente em pessoas acima dos 40 anos, o glaucoma também pode acontecer mais precocemente.