Governador Carlos Moisés recebe prefeitos da região da Amai

8630

Uma comitiva de prefeitos da Amai (Associação dos Municípios do Alto Irani) esteve reunida, nesta sexta-feira, com o governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés. O encontro ocorreu no Palácio da Agronômica e contou com a presença do prefeito de Ouro Verde e presidente da Amai, Amélio Remor Junior, dos prefeitos Wilamir Cavassini de Abelardo Luz, Gilberto Angelo Lazari de Faxinal dos Guedes, Alceu Alberto Wrubel de Ponte Serrada e Volmir Fellipe de Vargeão.

O principal assunto, na pauta de discussão, foi com relação a manutenção dos serviços de hemodiálise em Xanxerê. A Unidade de Terapia Renal, que atende pacientes de toda região, está passando por sérias dificuldades para manter os serviços por conta dos valores baixos recebidos e que não cobrem o custo das sessões por paciente atendidos na clínica. Por conta disso os municípios estão arcando com a diferença e solicitaram que o Estado assuma este compromisso.

Moisés disse que vai buscar uma solução, junto ao Secretário de Estado da Saúde, e na próxima semana deverá apresentar aos municípios uma forma de manter os serviços no município de Xanxerê. Uma das propostas apresentadas seria um convênio entre o estado e a própria Unidade de Terapia Renal, para repasse desta diferença solicitada pela clínica para manter o atendimento.

“Não vejo problemas em garantir os valores, temos que ver apenas como fazer. Estamos fazendo uma grande economia nas contas do estado que possibilitará mais investimentos na saúde e em outros setores do estado”, disse o governador

O governador convidou os representantes da Associação dos Municípios do Alto Irani para participar de uma reunião com o Secretário de Estado da Saúde, na próxima semana, para definir esta questão.