CHAPECÓ
Notícias Hospital de Xanxerê completa 48 anos nesta terça-feira

Hospital de Xanxerê completa 48 anos nesta terça-feira

8712

Os 48 anos de fundação do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê/SC, serão lembrados nesta terça-feira (19). Para marcar o aniversário da instituição, uma Missa de Ação de Graças aconteceu na noite do último domingo (17). A celebração aconteceu na Igreja Matriz Bom Jesus da Coluna, em Xanxerê. A missa foi organizada pelo Grupo de Espiritualidade do hospital e contou com a participação do Coral Corações em Canto – formado por colaboradores do hospital e voluntários.
O Hospital Regional São Paulo nasceu do sonho de um grupo de xanxerenses, que formaram a Sociedade São Paulo. A construção da estrutura física iniciou em 1960. Após a conclusão da obra, a estrutura foi doada para o Governo do Estado de Santa Catarina, que procurou a Associação Educacional e Caritativa (ASSEC), entidade das Irmãs Franciscanas Missionárias de Maria Auxiliadora, para que assumisse a administração do Hospital. As Irmãs aceitaram o desafio e a inauguração oficial do hospital ocorreu em 19 de julho de 1974.
A Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa Lúcio Luiz, explica que seguindo os ideais de Santa Maria Bernarda, fundadora da Congregação, as Irmãs assumiram o desafio desta missão. “Na década de 70 as Irmãs já atuavam em Xanxerê, a missão já era conhecida e reconhecida. Ao receber o convite do Estado para administrar o hospital, prontamente deram o sim, pois a congregação nasceu com princípio do cuidado da vida e da saúde das pessoas. Em cada aniversário do hospital, precisamos fazer memória e agradecer cada Irmã que dedicou parte de sua vida a este serviço, muitas delas de forma voluntária, bem como, a todos os fundadores e pessoas da comunidade que sempre ajudaram e apoiaram esta missão. Na direção geral, sou a terceira Irmã que exerce este cargo, a primeira foi a Ir. Ancila Possap (in-memória), que assumiu por dois anos; logo em seguida Ir. Assunta Lovera (conhecida por Ir. Lurdete), que por 28 anos exerceu esta missão e eu a terceira, já há quase 18 anos,” lembrou Irmã Neusa Lúcio Luiz.
Atualmente, o HRSP conta com mais de 580 colaboradores, mais de 100 profissionais integram o corpo clínico, além de profissionais terceirizados. O hospital atende pacientes de toda a região, em especial aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). A instituição é referência em Cardiologia, para mais de 1,3 milhão de pessoas, do Meio ao Extremo Oeste Catarinense – atendendo mais de 110 municípios.
O Diretor Administrativo do HRSP, Fábio Lunkes, avalia que “ao longo dos anos o hospital ampliou e modernizou a estrutura física e tecnológica, para ofertar serviços de qualidade para toda população. Somos referência e Alta Complexidade em Cardiologia para 1,3 milhão de habitantes. Através da parceria com o Governo Estadual, quando concluirmos toda a estrutura, teremos investido aproximadamente R$ 50 milhões em construção e aquisição de equipamentos. Há poucas semanas inauguramos duas áreas importantes para prestação de serviços – a UTI Coronariana e a nova Radiologia – com equipamentos modernos de última geração. Estamos orgulhosos de fazer parte desta história e queremos continuar oferecendo serviços de qualidade para população do posso Estado,” afirma Lunkes.
O Diretor Técnico do HRSP, Dr. Mário Augusto Marques, atua no HRSP desde a década de 90 e salienta o orgulho em acompanhar o crescimento da instituição. “Ao comemorarmos o aniversário do HRSP, sentimos um orgulho muito grande de poder fazer para dessa história. Trabalho nessa instituição desde 1997 e atuo na função de Diretor Técnico desde 2003. Neste período, pude perceber o crescimento do HRSP, sempre mantendo o foco no atendimento da população, em especial aos usuários do SUS, buscando a excelência nos atendimentos,” completa.

Secured By miniOrange