CHAPECÓ
Geral ITAIPU RURAL SHOW Sebrae/SC apresenta ações de fortalecimento das cadeias produtivas

ITAIPU RURAL SHOW Sebrae/SC apresenta ações de fortalecimento das cadeias produtivas

8813

Os programas Encadeamento Produtivo, AGRO Sebrae/SC, Turismo e Cidade Empreendedora estarão em destaque no estande do Sebrae/SC durante a 23ª edição do Itaipu Rural Show, no Centro de Difusão de Tecnologias da Cooperitaipu, localizado no km 580 da BR 282, em Pinhalzinho, no oeste catarinense. O evento realizado pela Cooperativa Regional Itaipu acontecerá no período de 2 a 5 de fevereiro deste ano.

No espaço institucional os visitantes e as autoridades conhecerão as ações desenvolvidas pelo Sebrae/SC para fortalecer os pequenos negócios na área rural e urbana. O Encadeamento Produtivo desenvolvido pela Aurora Coop e pelo Sebrae/SC é considerado o maior programa de estímulo ao desenvolvimento das pequenas e médias empresas ligadas ao agronegócio (aves, suínos e leite). Entre as soluções disponíveis estão: No Campo Fase I – De Olho na Qualidade, No Campo Fase II – Gestão da Qualidade, Times da Excelência, Sustentabilidade Aplicada a Empresas Rurais e consultorias tecnológicas.

No Espaço Sabores do Campo serão apresentadas e orientadas técnicas usadas na elaboração de produtos à base de carne suína, de aves e leite. Também serão abordados os benefícios nutricionais dos produtos e a importância das boas práticas de produção para a qualidade final. A intenção, segundo a analista de negócios do Sebrae/SC Joselita Regina Tedesco Zanella, é valorizar as cadeias produtivas dos três setores atendidos pelo Encadeamento Produtivo, desde a propriedade até o processo industrial, relatando as técnicas utilizadas para atingir maior qualidade e excelência no produto.

Para a bovinocultura de leite a ênfase será a demonstração de como o estresse térmico afeta os aspectos comportamentais e fisiológicos nas vacas e bezerras e, consequentemente, resulta nas perdas econômicas pela redução na produtividade. Os visitantes também conhecerão as ações e os resultados do Modelo Genético Aurora, que visa a tomada de medidas para a correção de características de interesse econômico no rebanho leiteiro, as quais objetivam a melhoria dos quesitos de qualidade do leite e saúde doa animais, através da leitura do DNA.

Nos espaços setoriais serão divulgadas as ações do Sebraetec desenvolvidas na região nas áreas de ovinocaprinocultura, vitivinicultura, apicultura e erva-mate. De acordo com o analista de negócios do Sebrae/SC, Thiago Dalla Rosa, serão transmitidas informações relacionadas às necessidades para o cultivo, o aumento da produtividade, a melhoria da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios nessas cadeias produtivas.

No estande inovação serão apresentadas soluções tecnológicas inovadoras que podem ser aplicadas nas empresas rurais. Uma delas é a eficiência energética, que visa avaliar as condições das instalações elétricas nas propriedades rurais dos cooperados da Aurora Coop e suas cooperativas afiliadas. Também serão explicadas soluções para o cálculo e a diminuição das emissões de CO² e a geração de biogás nas cadeias do agronegócio.

No espaço institucional do Sebrae/SC também serão divulgados os resultados obtidos pelos projetos desenvolvidos na região oeste para fomentar e fortalecer o turismo. O analista de negócios do Sebrae/SC, Arildo Metzger Jacobus, enaltece que atualmente estão em desenvolvimento projeto de turismo nos municípios de Águas de Chapecó, Arvoredo, Coronel Freitas, Formosa do Sul, Nova Erechim e Quilombo.

Outro destaque é o Programa Cidade Empreendedora, que tem como objetivo promover a transformação local por meio da implantação de políticas públicas de desenvolvimento que permitem instituir estratégias e ações práticas que apoiem e fomentem o desenvolvimento econômico local. Conforme a analista de negócios, Gabriela da Costa Heming, na região oeste catarinense 15 municípios aderiram ao programa no ciclo 2021/2022: Caxambu do Sul, Chapecó, Cordilheira Alta, Faxinal dos Guedes, Galvão, Lajeado Grande, Lindóia do Sul, Marema, Pinhalzinho, São Carlos, São Domingos, Saudades, Seara, Xanxerê e Xaxim.

Secured By miniOrange