CHAPECÓ
Esportes Jogos do Brasil alteram prestação de alguns serviços em Florianópolis

Jogos do Brasil alteram prestação de alguns serviços em Florianópolis

32

A Seleção Brasileira  joga contra a Costa Rica nesta sexta-feira, 22 de junho, às 9h. E na quarta-feira, dia 27, enfrentará a Sérvia às 15h. Diante da torcida pelo hexa, muitos brasileiros param tudo o que estão fazendo.  Como esses jogos ocorrem em dias úteis e horários comerciais, alguns serviços públicos sofrem alteração no atendimento em Florianópolis/SC. Confira:

Saúde

O atendimento nas Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) Sul e Norte da Ilha, Samu e plantão da Vigilância em Saúde funcionarão em horário normal. Já os postos de saúde e a sede da secretaria abrirão em horário especial:

– Em dias de jogo às 9h, o atendimento será das 12h às 19h, inclusive para escalas matutinas.
– Em dias de jogo às 15h, o atendimento será das 8h às 13h30min;

Educação

Creches e escolas municipais suspenderão as aulas no período em que o Brasil estiver em campo:

– Jogo às 9h: expediente matutino será dispensado e expediente vespertino iniciará em horário normal;
– Jogo às 15h: expediente matutino iniciará em horário normal e o expediente vespertino será dispensado.

Escolas estaduais

A orientação da Secretaria de Estado da Educação (SED) é que as escolas organizem um espaço para que alunos e professores possam acompanhar as partidas no ambiente escolar. Caso não seja possível, as turmas no turno em que ocorrer o jogo poderão ser dispensadas conforme o cronograma abaixo:

– Dia 22 de junho, jogo às 9h: o período matutino pode ser dispensado, mas as aulas voltam ao normal nos turnos vespertino e noturno;
– 27 de junho, jogo às 15h: aulas ocorrem normalmente nos períodos matutino e noturno. Alunos do período vespertino podem ser dispensados.

Coleta de lixo

A prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, informa que a coleta matutina será antecipada em uma hora nesta sexta-feira.  O usuário deve, portanto, dispor os resíduos para coleta a partir das 6h e não a partir das 7h. Tanto para a convencional quanto para a seletiva. A coleta vespertina e noturna será normal.

Transporte público

Funcionará normalmente em Florianópolis.

Bancos

Por motivos de segurança das agências e de transporte de valores, a recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é de que as agências adotem os seguintes expedientes:

– Em dias de jogo às 9h, o atendimento será das 13h às 17h;
– Em dias de jogo às 15h, o atendimento será das 9h às 13h.

Mercado Público

Todos os restaurantes do Mercado Público abrem todos os dias, incluindo os domingos, durante a Copa do Mundo. Quatro telões foram instalados para o público acompanhar os jogos.

Comércio de rua

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis informa que fica a critério de cada empresário manter suas lojas abertas ou não. Os horários especiais de abertura ou fechamento devam ser previamente divulgados pelo lojista.

Shoppings 

Beiramar Shopping: A abertura das lojas e praça de alimentação nos horários de jogos da seleção é facultativa. Caso as lojas fechem, isso ocorre 30 minutos antes do jogo e deve reabrir obrigatoriamente 30 minutos após o fim da partida.

Floripa Shopping: As lojas e praça de alimentação do Floripa Shopping funcionam em horário especial durante os jogos do Brasil:
Supermercado Imperatriz fecha às 14h50min. Reabertura até 10 minutos após o jogo.
– Sexta-feira, 22: lojas e praça de alimentação abrem às 12h. Supermercado Imperatriz fecha às 8h50min. Reabertura até 10 minutos após o jogo.
– Quarta-feira, 27: lojas e praça de alimentação fecham às 14h. Reabertura até 20 minutos após o jogo. Supermercado Imperatriz fecha às 14h50min. Reabertura até 10 minutos após o jogo.

Iguatemi: O funcionamento das lojas e da praça de alimentação nos horários de jogo da Seleção Brasileira será facultativo. As lojas que optarem pelo fechamento será permitido meia hora antes do início e reabertura meia hora depois do término da partida. O shopping irá transmitir os jogos ao vivo com narração no CineSystem. Os ingressos podem ser adquiridos no cinema, no piso L3.

Continente Shopping: Durante os jogos do Brasil as lojas e os quiosques poderão fechar 15 minutos antes e reabrir 15 minutos depois da partida. O painel de LED localizado na praça de alimentação irá exibir os jogos do Brasil.

Shopping Itaguaçu: As lojas devem fechar 15 minutos antes da partida e reabrem 15 minutos depois. Já a praça de alimentação fica aberta. Televisores foram instalados para a transmissão dos jogos na praça de alimentação.

Poder Judiciário de Santa Catarina

O expediente no Tribunal de Justiça de Santa Catarina vai funcionar em horário especial nos dias de jogos. Os casos urgentes serão atendidos em regime de plantão e os prazos processuais serão prorrogados para o dia útil seguinte quando o vencimento cair nos dias em que houver jogo às 15h.

– Em dias de jogo às 9h, o atendimento será das 12h às 19h;
– Em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 8h às 13h30min;

Justiça Eleitoral

Nos dias úteis em que houver jogos da Seleção Brasileira, o horário de expediente da Justiça Eleitoral e cartórios catarinenses sofrerá alteração.

– Em dias de jogos às 15h, o atendimento será das 8h às 13h30min;
– Em dias de jogo às 9h, o atendimento será em horário normal.