CHAPECÓ
Destaques Junho será chuvoso, frio e com chance de neve em SC, indica...

Junho será chuvoso, frio e com chance de neve em SC, indica previsão

9640

O início do mês será marcado por chuvas frequentes, e algumas regiões podem registrar grandes acumulados de chuva. No restante de junho, podem ocorrer períodos mais secos e chuva mal distribuída no Estado.

A chuva forte em curto intervalo de tempo, temporais com raios, granizo e ventania, ondas de frio e períodos de estiagem podem ocorrer no inverno, que começa em 21 de junho, segundo a Epagri/Ciram.

Neve

Assim como ocorreu em maio, há possibilidade de neve na Serra e regiões mais altas do Estado em junho. O fenômeno foi registrado em ao menos seis municípios catarinenses no último mês.

“Neste inverno são esperadas duas a três ondas de frio, com temperatura negativa e formação de geada ampla. Com o indicativo de frio frequente, aumenta a possibilidade para a ocorrência de episódios de neve, principalmente no Planalto Sul”, informaram as meterorologistas Gilsânia Cruz e Marilene de Lima.
Segundo Marcelo Martins, meterorologista da Epagri/Ciram, a chance de neve se estende ainda com mais força para os meses de julho e agosto. Isso ocorre, segundo o especialista, pois são nos períodos mais frios em que as temperaturas ficaram entre -1°C a 5°C e há forte muita umidade.

O que é a La Ninã

Segundo a Epagri/Ciram, La Ninã é um fenômeno global que causa resfriamento das águas do Pacífico e gera uma série de mudanças nos padrões de chuva e de temperatura em todo o planeta. No verão, a influência do fenômeno pode deixar a temperatura mais amena.

Fonte: G1

Secured By miniOrange