CHAPECÓ
Notícias Leite materno e a prevenção das alergias alimentares O leite...

Leite materno e a prevenção das alergias alimentares O leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois supre todas as necessidades nutricionais até os 6 meses de idade

8565

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. De acordo com a OMS e o Unicef, cerca de 6 milhões de vidas são salvas anualmente por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
De acordo com a Alergista e Imunologista, Dra Andressa Zanandréa, o leite materno é o alimento ideal para o bebê, pois supre todas as necessidades nutricionais até os 6 meses de idade. Evita problemas como a desnutrição, protege contra infecções, contribui para o crescimento e desenvolvimento adequado do seu filho, além de todos os benefícios para a mãe.
Mas, e em relação à Alergia Alimentar, quais os benefícios do leite materno?
Dra Andressa explica que ele contém imunoglobulina A que bloqueia proteínas alimentares alergênicas e mantém um equilíbrio da microbiota intestinal.
Contém citocinas regulatórias que podem promover a tolerância da alergia alimentar mais rapidamente. “A tolerância na alergia alimentar é o termo usado para “CURA”, pois, o paciente passa a ingerir a proteína alergênica sem intercorrências através do leite materno e, após, vagarosamente pela introdução alimentar”.
Estudos mostraram que pacientes com história familiar de alergia alimentar, ao ingerir leite materno exclusivo até os 4 meses de idade reduziu a incidência de Alergia à Proteína do Leite de Vaca até os 18 meses de idade e de Dermatite Atópica até os 3 anos.
Contém prebióticos e milhares de oligossacarídeos que facilitam a colonização da flora bacteriana intestinal (são as bactérias “do bem”).
Contém próbioticos naturalmente, ou seja, prontos para colonizar o intestino do bebê e proteger contra diversas infecções e inflamações intestinais.
A alergista acrescenta que o leite materno é importante fonte de cálcio para o lactente, sendo o principal alimento até o primeiro ano de vida, e fornece a quantidade que o bebê precisa desse nutriente com absorção adequada.
“Então, por favor, mamães, pediatras, médicos, nutricionistas, não tirem o “tete” das crianças com alergia alimentar! A Mãe pode fazer a restrição do alérgeno na dieta DELA sem intercorrências quando devidamente acompanhada por médico e nutricionista.
E se você não pode amamentar por diversos fatores, CALMA! Você deu o seu máximo e está tudo bem! Vai ter muito amor e carinho para dar da mesma forma!”, finaliza, Dra Andressa.

Secured By miniOrange