CHAPECÓ
Geral Luciana Balbinott Paludo assume presidência do Conselho Deliberativo da ACIC

Luciana Balbinott Paludo assume presidência do Conselho Deliberativo da ACIC

9851

A empresária Luciana Balbinott Paludo (Colégio Logosófico González Pecotche) foi eleita presidente do Conselho Deliberativo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC) para o mandato de dois anos, de março de 2022 até março de 2024. José Pegoraro Foresti (Unimed Chapecó) foi eleito vice-presidente e Maria Cristina Breda Canal (Cris Canal Eventos) é a nova secretária. O Conselho Deliberativo esteve reunido nessa segunda-feira (28), quando também ocorreu assembleia geral ordinária da ACIC com prestação anual de contas de 2021.

Luciana comentou que a empresa é associada há 15 anos e que esse período foi de muito aprendizado. “Durante a pandemia criamos o Núcleo das Escolas Particulares que foi muito importante para, juntos, enfrentarmos os desafios que se apresentavam. É a união de esforços pensando no bem comum, que é o objetivo da ACIC. Agora, estar à frente do Conselho Deliberativo é uma nova oportunidade para contribuir”.

Para o médico do trabalho e presidente da Unimed José Pegoraro Foresti colaborar com a ACIC faz parte de sua atuação junto à cooperativa médica. “Como cooperativa, temos a obrigação de contribuir com a comunidade. Nesse período, vamos intensificar nosso apoio às melhorias no Hospital Regional do Oeste. Chapecó é referência em saúde e atuaremos para aprimorar ainda mais os serviços prestados”.

Cris Canal frisou que essa é a primeira vez que uma mulher assume como presidente do Conselho Deliberativo. “É um grupo novo que está chegando com muita vontade de aprender e colaborar. Estaremos aqui para apoiar a diretoria e trabalharmos em conjunto para o bem de Chapecó”.

O presidente do Conselho Deliberativo que deixa o cargo, Gelson Dalla Costa, destacou a importância da atuação dos conselheiros. “A participação é importante para termos uma ACIC mais forte e representativa. Precisamos de colaboração na reivindicação de demandas, críticas e sugestões para melhorarmos nossa atuação, fortalecendo as empresas e a economia de Chapecó”.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

            O ex-diretor financeiro Dalvair Anghében apresentou a prestação de contas. A ACIC encerrou 2021 com mais de 1,4 mil associados, 14 núcleos empresariais, 310 empresas nucleadas e 392 pessoas participando dos grupos. O ano foi marcado por diversas ações em benefícios da comunidade, como doação de recursos para o Hospital Regional do Oeste (HRO) para a implantação do serviço especializado em Acidente Vascular Cerebral (AVC), edição do livro Vida Empresarial e diversas outras ações para auxiliar empresas e comunidade a enfrentar a pandemia.

            O ex-presidente Nelson Akimoto frisou que a entidade também passou por uma série de dificuldades nos últimos dois anos. “Precisamos tomar a frente em alguns momentos para enfrentar esse período, que foi difícil para todos, mas com a colaboração de todos conseguimos fazer muitas ações que tiverem impacto positivo”, enfatizou, ao acrescentar que a ACIC esteve na linha de frente de combate à covid-19, tanto em ações de cunho social e de amparo aos serviços de saúde, quanto na busca de melhorias para as empresas.

            Atualizações da diretoria que assumiu neste ano foram expostas pelo presidente da ACIC, Lenoir Broch. Entre as primeiras ações do ano está a viabilização, por parte da iniciativa privada, de um estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental de um ramal da Ferroeste entre Cascavel e Chapecó. “Para dar celeridade ao projeto, importantes entidades catarinenses – ACIC, ABPA, CEC, Facisc, Faesc, Fiesc, Ocesc e Sindicarne – decidiram patrocinar o estudo, que tem o custo de R$ 750 mil. Cada entidade doou uma parte. A ACIC contribuiu com R$ 100 mil”, explicou. Broch também falou sobre o andamento da Feira Internacional de Negócios, Processamento e Internacionalização da Carne (Mercoagro). Outro tema da reunião foi sobre a atualização anual das mensalidades dos associados à ACIC.

NOVOS CONSELHEIROS

Conforme prevê o estatuto da entidade, foram eleitos 11 novos membros do Conselho Deliberativo para o mandato até março de 2024. Um terço da composição do Conselho, que possui 33 membros, é renovado anualmente. Dentro desse processo estatutário, foram empossados oito titulares e três suplentes. São eles: Ary A. Confortin (Confortin Distribuidor Produtos Agropecuários), Cristiane Dal Piva (Mecânica Auto Posto Chapecó), Igor Ulysses Modesti (Mantomac Comércio de Peças e Serviços), Ivanete Matte Baroski (JA Indústria e Comércio de Máquinas), Maria Cristina Breda Canal (Cris Canal Eventos), Rudimar Cegatti (AR Indústria, Comércio e Serviços de Instalações Elétricas), Sandra Felipon (Master Gestão em Contabilidade), Sandra da Silva Kucera (Scala Engenharia e Construções), André Pasquali (Plásticos Pasquali), Adilso Dorini (Auto Mecânica Dorini) e Heber Mantovani (e-comBR Soluções em Tecnologia).