Mais dois moradores de asilo de Palmitos morrem de Covid-19

Até então, três moradores da Nupai morreram após contrair o novo coronavírus, após asilo registrar surto do vírus em suas dependências.

9529

Nos últimos três dias, a Secretaria de Saúde de Palmitos registrou a morte de mais dois idosos devido à Covid-19. Eles eram internos da casa de cuidados Nupai, que vem enfrentando um surto de infecção do novo coronavírus entre seus moradores desde o dia 24 de maio.

Entre as novas vítimas está um homem de 80 anos, e uma mulher de 85. Os dois sofriam comorbidades. No último dia 27 de maio, a interna Nádja Früstöckl, de 86 anos, também morreu em decorrência da Covid-19.

Casa de cuidados Nupai, em Palmitos – Foto: Reprodução/Redes Sociais

A contaminação na casa começou com uma funcionária da instituição, que testou positivo para a Covid-19 no dia 20 de maio. Nos dias seguintes, a Prefeitura realizou testes rápidos nos idosos e, até a última sexta-feira (29), 16 internos e quatro servidores também tiveram resposta positiva para o novo vírus.

Na ocasião, o lar conseguiu transferir 24 internos para as dependências da Cefap, local administrado por uma instituição religiosa do município. Neste grupo há casos confirmados e pessoas com sintomas.

Outros 13 idosos que não apresentaram sintomas e testaram negativo para a Covid-19 permaneceram na casa, depois que o local passou por desinfecção. As equipes de cuidado também se dividiram, com profissionais que atuam no Cefap e na casa de cuidados.

Vítimas

O idoso morreu de Covid-19 no último domingo (31). Ele sofria de sequelas de um AVC e diversas outras comorbidades. Os familiares eram residentes em Chapecó e seu corpo foi sepultado em Xanxerê.

Já a idosa de 85 anos morreu devido a uma infecção, contraída durante a tarde de segunda-feira (1º). Ela também era diabética, hipertensa, cardiopata, sofria de Mal de Alzheimer, e estava acamada com sonda nasogástrica e sondagem vesical. Os familiares eram residentes em Palmitos.

Fonte: ND+