CHAPECÓ

    MARAVILHA – Dois casos suspeitos de contato com a lagarta taturana

    5

    A Sala Situação de Maravilha/SC informou na tarde desta terça-feira (23) que dois casos de contato com a lagarta taturana (Lonomia s.p) estão sendo investigados no município. Dois homens, ambos moradores da Linha Barro Preto, tiveram contato com lagartas e estão internados no Hospital São José. Os casos foram notificados para a Sala de Situação, no final da tarde de segunda-feira (22).
    Uma das vítimas demorou três dias para procurar atendimento médico, e começou a piorar, apresentando hematúria (sangue na urina). O homem continua internado, e agora seu quadro de saúde é estável. No segundo caso, o paciente que teve contato com a lagarta procurou atendimento médico imediatamente e passa bem. O homem também levou a lagarta junto, para mostrar à equipe médica.

    Na manhã desta terça-feira a equipe da Sala de Situação foi até as localidades, onde ocorreu o contato, mas não encontrou as lagartas. Conforme o Coordenador da Sala de Situação, Francys Balestreri, em caso de contato é sempre necessário procurar atendimento médico, e levar a lagarta junto.
    É importante que as lagartas sejam levadas vivas, para que possam ser usadas na fabricação de soro. Balestreri frisa que também possível entrar em contato com a Sala de Situação, para que a equipe faça a coleta. “Caso encontrem lagartas peludas, ou com espinhos, favor entrar em contato com a Sala de Situação para fazer a coleta destes animais. Ligue para o telefone (49 9 8833-7824) se você encontrar estas lagartas em casa ou em qualquer lugar. Podem ligar em qualquer horário, estamos de plantão”, finaliza.
    Fonte: Líder

    Secured By miniOrange