MDR reconhece situação de emergência em cinco municípios da região Sul

8367

O Governo Federal reconheceu situação de emergência em cinco municípios do Sul do país. Sulina, no Paraná, e Anchieta, Ipumirim, Piratuba e São Domingos, em Santa Catarina, têm sofrido com a estiagem e, consequentemente, com pouca disponibilidade hídrica.

Municípios e estados de todo o Brasil podem solicitar recursos para resposta aos desastres naturais e reconstrução de estruturas públicas danificadas. O coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, conta como deve ser feito o pedido.

“É importante que o prefeito ou o governador decrete situação de emergência, encaminhe a documentação via S2ID para que possamos apoiar com nossos recursos.”

O S2ID é o sistema integrado de informações sobre desastres. A ferramenta pode ser acessada em s2id.mi.gov.br.

Karine Lopes, diretora de articulação e gestão da Defesa Civil Nacional, explica como os recursos do Ministério do Desenvolvimento Regional podem ser usados por estados e municípios.

“Os municípios que tiveram reconhecimento de situação de emergência podem fazer a solicitação para as ações de recurso para as ações de resposta que compreendem socorro, assistência e restabelecimento de serviços essenciais. E também para as ações de recuperação.”

Para saber mais sobre as ações de defesa civil do Ministério do Desenvolvimento Regional, acesse mdr.gov.br.
Fonte: Brasil61

Foto:Agência Brasil