Mês de agosto deste ano poderá ser marcado por uma das maiores sequências de dias com temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense

30

O frio continua ao amanhecer nos municípios da Serra Catarinense. Algumas cidades tiveram geada e temperaturas abaixo de zero, -3,7ºC em Bom Jardim da Serra e -2,2ºC São Joaquim e Painel. Em Urupema os termômetros chegaram aos -2,1ºC e Urubici -1,9ºC. A informação é do site Climaterra. Nesta segunda-feira (13), chegou a marca de 39 dias com mínimas negativas em Santa Catarina e 74 dias com geada no topo da Serra, e com temperaturas mínimas inferiores a 2°C.

Com isso, o mês de agosto deste ano poderá ser marcado por uma das maiores sequências de dias com temperaturas abaixo de zero na Serra Catarinense. Para o engenheiro agrônomo da Climaterra, Ronaldo Coutinho, fazer frio em agosto no topo da Serra pode ser considerado normal, porém, raro é ter tantos dias com mínimas perto ou abaixo de zero.

Neste ano foram registrados nove dias seguidos. “Possivelmente a última vez que deve ter dado algo parecido foi em agosto de 1978. O mês está entre 2°C a 3°C abaixo do normal nesta primeira quinzena e com pouca chuva”, disse Coutinho.