CHAPECÓ
Entretenimento Mesa redonda reuniu mulheres gestoras de órgãos governamentais de SC

Mesa redonda reuniu mulheres gestoras de órgãos governamentais de SC

9930

Aconteceu um encontro inédito durante o evento HOJE2019, realizado em Concórdia/SC. Uma mesa redonda com a temática “Gestão pública, um novo momento sob a gestão delas”, reuniu três mulheres que fazem a diferença em cargos de gestão em órgãos governamentais em Santa Catarina.

 Foram convidadas para falar sobre os desafios de assumir cargos expressivos em órgãos públicos e dividirem suas trajetórias a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), *Luciane de Cássia Surdi*, a presidente da Casan, *Roberta Maas dos Anjos* e a  presidente EPAGRI, *Edilene Steinwandter*. O momento foi mediado ainda por *Isabel Cristina Machado*, profissional com experiência de mais de 27 anos na execução e gerenciamento nas áreas de comunicação interna, institucional de cooperativa. Isabel tem seu trabalho reconhecido em todo o país e, em 2018, foi vencedora do troféu Profissional de Marketing e Vendas da ADVB/SC.  Foi convidada ainda para participar da mesa a procuradora-geral do Estado, Célia Iraci da Cunha, que cancelou esta semana em função de compromissos relacionados ao trabalho.

Não é de agora que a participação da mulher tem ganhado destaque no mercado de trabalho, a mediadora Isabel destacou que o perfil da mulher dentro das empresas é o de transformar o ambiente em que está inserida, acreditando na mudança e buscando a inovação. “A mulher possui um olhar de perceber as pessoas, um olhar humanizado, assim o novo perfil da mulher é o de transformação. É esse momento que estamos vivendo dentro das instituições do governo também”, destacou Isabel.

A *presidente EPAGRI, Edilene Steinwandter* fez um relato sobre suas experiências profissionais. Ela destacou acreditar nas mudanças dentro das instituições quando se agrega sentido e valor de pessoas interessadas e comprometidas, com processos claros e transparentes. “As empresas ou instituições devem mostrar para seus funcionários o caminho a percorrer para crescer e isso pode ser feito através da criação de novas diretrizes e normativas”, enfatizou.

A participação de empresas públicas no Evento HOJE2019, foi destacada na fala pela *presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos*. “Fazer parte de um evento como esse é importante para mostrar que em uma empresa pública também devemos fazer parte da transformação”.  Segundo ela, estar em um cargo de gestão é um grande desafio e que no seu dia a dia se depara com diferentes testes, seja da sociedade ou da equipe de trabalho. “Hoje a mulher na gestão traz um pouco do lado mais humano, retira aquela política partidária e aplica na empresa um pouquinho da paixão que sente pelo o que faz. Tudo isso, reflete na sociedade e no serviço entregue para a comunidade”, salientou.

Evidenciando a mulher no agronegócio, *a presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc), Luciane de Cássia Surdi,* afirma que o Estado é conhecido pela exportação de carne e o maior desafio é de se manter seguro do ponto de vista sanitário e, para isso, precisa ter equipe comprometida. “As mulheres estão cada vez mais preparadas e esse é o caminho, buscar o equilíbrio e a equidade. Sabemos que todos possuem limitações mas devemos somar esforços. É o que vale a pena nesse momento”, finalizou.

*Conheça as participantes*

*Edilene Steinwandter* assumiu a presidência da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A. (Epagri) em fevereiro de 2019 e é a primeira mulher a ocupar o cargo. Edilene possui graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Santa Catarina, mestrado em Zootecnia pela Universidade Federal de Santa Maria. Ingressou na Epagri em 2002, exercendo a função de extensionista rural.

*Luciane de Cássia Surdi* assumiu a presidência da Cidasc em março desde ano, sendo a primeira mulher a assumir o cargo em 39 anos de Cidasc. Luciane é médica veterinária e funcionária concursada da Cidasc desde 1986. Foi coordenadora da Área Animal da Regional da Cidasc de Chapecó e durante 21 anos e responsável pelo Laboratório Regional de Diagnóstico Animal da Cidasc/Chapecó. Comandou, como presidente, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários de Santa Catarina (Nucleovet), sendo a primeira delegada da Regional de Chapecó do CRMV-SC, em 2009.

*Roberta Maas dos Anjos* é engenheira sanitarista e ambiental graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e graduada Engenheira Civil pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Roberta também é a primeira mulher a presidir a Casan. Funcionária concursada da Companhia desde 2004, antes de se tornar diretora-presidente era a chefe da divisão de convênios internacionais da empresa, onde gerenciava o Programa de Saneamento Ambiental do Estado de Santa Catarina.

Fotos: créditos Clique Fotografia
Flavia Mota
Secured By miniOrange