CHAPECÓ
Início Geral Moção apela por políticas públicas à comunidade indígena em Chapecó

Moção apela por políticas públicas à comunidade indígena em Chapecó

9694

Uma moção, aprovada na última semana de sessões, destaca um assunto que vem ao encontro com a data de hoje, Dia do Indígena.

O documento, de autoria do vereador Cesar Valduga (PCdoB), apela para que sejam realizadas melhorias nos espaços públicos municipais, inseridos na Reserva Indígena Aldeia Kondá, e será encaminhado ao Prefeito João Rodrigues.

A proposição salienta a importância histórica dos povos indígenas, a relevância social das aldeias, e a necessária atenção especial à conservação ambiental e manutenção da  diversidade da fauna e da flora local, devido às suas formas únicas de viver e ocupar um lugar.

De acordo com o parlamentar, moradores da Aldeia Kondá relatam que o local encontra-se com os espaços comunitários e municipais necessitando de melhorias, em especial: mais frequência da coleta de resíduos; melhora dos espaços de promoção de saúde física,  com a revitalização do campo de futebol e revitalização do salão comunitário; melhoria nas estradas de acesso e roçada do pátio e entorno do posto de saúde da aldeia. “A proposição, que foi aprovada por unanimidade, tem o intuito de levar políticas públicas às comunidades indígenas de Chapecó, pelo fato de estarem na invisibilidade há muito tempo”, ressalta Valduga.

Assessoria de Comunicação