CHAPECÓ
Destaques Modelos meteorológicos de todo o mundo preveem calor histórico de 50ºC para...

Modelos meteorológicos de todo o mundo preveem calor histórico de 50ºC para o Sul do Brasil na próxima semana

10163

50ºC no Sul do Brasil?! É isso que aponta o modelo meteorológico norte-americano GFS. As temperaturas extremas entre 47°C e 50°C podem ser registradas no Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai no final da próxima semana.

O fenômeno é chamado por especialistas como a “mãe de todas as ondas de calor”, com valores que dizimariam recordes de temperatura máxima que perduram por mais de um século e com recorrência talvez de milhares de anos.

Essa previsão quase inacreditável tem aparecido em vários sites e aplicativos que oferecem previsão do tempo gerada automaticamente por computador a partir de um ou mais modelos, sem intervenção de meteorologia.

Será isso mesmo?

Muitas vezes, os meteorologistas daqui e do exterior já observaram tais simulações indicarem muitos dias antes cenários fora da realidade como, por exemplo, múltiplos furacões simultâneos no Atlântico que jamais se concretizaram. Ou nevascas nos Estados Unidos com acumulações imensas que jamais ocorreram. A tecnologia de modelagem numérica avançou muito e é uma revolução na previsão do tempo, mas imperfeita.

No caso do Rio Grande do Sul, a literatura técnica observa que os modelos exageram as altas temperaturas nas áreas subtropicais na estação quente, o verão, enquanto que os vieses negativos são vistos nos meses frios em toda a região.

Projeções de modelos para sete a dez dias no verão são menos confiáveis que no inverno, uma vez que a atmosfera mais quente e instável favorece mudanças mais frequentes e radicais de prognósticos enquanto na estação frias as tendências de sete a dez dias costumam apresentar uma maior regularidade e menos alterações.

Com isso, o que hoje, 8 de janeiro, o modelo indica para o dia 15 de janeiro pode ser radicalmente diferente do que o mesmíssimo modelo indicará para o mesmo dia 15 em 13 ou 14 de janeiro.

Informações: MetSul