Morre o cardeal e ex-arcebispo catarinense, Dom Eusébio Oscar Scheid

8790

O ex-arcebispo de Florianópolis, o Cardeal Dom Eusébio Oscar Scheidmorreu nesta quarta-feira (13), aos 88 anos, segundo comunicado da Diocese de São José dos Campos, onde o religioso residia atualmente.

Ele havia participado do conclave que elegeu o Papa Bento XVI e foi arcebispo na capital catarinense durante 10 anos, sendo transferido para solo carioca em 2001.

Dom Eusébio testou positivo para a Covid-19 na terça-feira (12), e já apresentava problemas de saúde desde dezembro de 2020. O sacerdote estava internado e havia apresentado quadro de pneumonia. Ele estava internado no Hospital São Francisco, em Jacareí.

“O arcebispo emérito do Rio de Janeiro, Cardeal Eusébio Oscar Scheid, entregou serenamente sua alma a Deus, no início da tarde desta quarta-feira, 13 de janeiro, após longo período de enfermidade, em São José dos Campos (SP), onde residia”, diz a nota da Arquidiocese do Rio de Janeiro.

Dom Eusébio era catarinense, nascido em Luzerna, em dezembro de 1932. Foi criado e educado no Rio Grande do Sul, depois cursou o ensino fundamental e o médio no Seminário dos Padres do Coração de Jesus, localizado em Corupá, Norte de Santa Catarina.