Cerimônia de posse será sem presença de público e familiares, que a assistirão pelo YouTube, para atender às medidas sanitárias de prevenção ao contágio da covid-19. Em medida de emergência, novos membros do MPSC irão direto às comarcas com maior necessidade neste momento e curso preparatório será adiado.
A posse dos 12 novos Promotores e Promotoras de Justiça Substitutos aprovados no último concurso, em fevereiro deste ano, vai ocorrer sem discursos e sem a presença de convidados e familiares, com a estrutura mínima necessária para que sejam atendidos os requisitos legais exigidos para que eles sejam investidos no cargo e possam iniciar o mais rapidamente os seus trabalhos. A mudança no cerimonial atende às medidas sanitárias preventivas impostas pelos Decretos Estaduais emitidos para conter a pandemia do novo coronavírus.
Para reforçar a atuação do Ministério Público nas ações de combate e prevenção à pandemia da covid-19, as Promotoras e Promotores que ingressam agora foram designados para atuar em colaboração com os Promotores que atendem nas Promotorias de Justiça das áreas diretamente relacionadas à Cidadania (que abrange a defesa dos direitos dos Idosos e à Saúde) e da Infância e Juventude, mais urgentes neste momento.
Isso também é uma medida resultante do atual estado de emergência em saúde pública, pois cargo de Promotor de Justiça Substituto é o passo inicial na carreira e, normalmente, ele é designado a atuar em Promotorias de Justiça que atuam em diversas áreas de atuação, ou mesmo em todas as áreas.