MPSC vistoria seis museus em Chapecó

Inspeções finalizam força-tarefa do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), coordenado pelo CME, que já vistoriou 16 museus desde setembro de 2019.

9374

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) vistoriará seis museus de Chapecó nesta terça e quarta-feira (14 e 15/1) a fim de avaliar as suas condições técnicas, operacionais e de acervo. A ação faz parte de uma força-tarefa do Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural (GPHC), coordenado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente (CME) do MPSC.

As vistorias de terça-feira ocorrerão às 9h30 no Museu de História e Arte de Chapecó, às 11h no Museu Antônio Selistre de Campos, às 13h30 no Memorial Paulo de Siqueira e às 15h30 no Museu da Colonização de Chapecó. Na quarta-feira, recebem inspeção o Centro de Memória do Oeste de Santa Catarina, às 9h, e o Centro de Memória da Cooperalfa/Sicoob Maxicredito, às 10h30. A Promotora de Justiça titular da 9ª PJ de Chapecó, Barbara Elisa Heise, acompanhará as atividades.

Além do MPSC, a força-tarefa conta com a participação da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Conselho Regional de Museologia da 5ª Região PR/SC (COREM), do Corpo de Bombeiros Militar Estadual e da Associação Catarinense de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais (ACCR).

Até agora, 16 museus públicos e privados dos municípios de Florianópolis, São José, Tijucas, Balneário Piçarras, Itajaí, Blumenau e Balneário Camboriú já foram inspecionados pela força-tarefa, que teve início em setembro do último ano.