CHAPECÓ
Notícias Nova Erechim lança Programa de Melhoramento Genético para gado de leite e...

Nova Erechim lança Programa de Melhoramento Genético para gado de leite e corte

9369

Cerca de 75% da renda de Nova Erechim vem da Agricultura e seus produtos. Sabendo deste dado e pensando em incentivar ainda mais esse setor, a administração municipal lança o Programa Municipal de Melhoramento Genético de Gado de Leite e Corte.

Conforme o secretário de administração, Renan Carlos Solivo, o programa foi idealizado com a secretaria de Agricultura pensando na otimização de custos e apoio aos produtores de gado. “Sabemos que hoje quando o bezerro nasce macho ele é descartado na propriedade. Queremos com esse programa, dar o incentivo para que o produtor além de poder escolher através do sêmen sexado, invista neste nicho de mercado que é o gado de corte com animais de alto padrão genético”, disse.

Para a execução do programa, um processo de dispensa de licitação foi realizado para a contratação de empresa responsável. O técnico agrícola, Jatir Silveira foi o ganhador do processo e será o executor do programa em Nova Erechim.

Conforme ele, o programa vai unificar o rebanho leiteiro do município, utilizado os animais de alto padrão genético já existentes nas propriedades. “Vamos utilizar o sêmen sexado de fêmeas para agilizar o processo”, explica.

As propriedades serão divididas em três categorias: rebanhos núcleo, rebanhos multiplicadores e rebanhos comerciais. Nas propriedades núcleo serão inseminadas as vacas com mais de 40 litros de produção/dia, com o objetivo de repassar as novilhas as propriedades a serem melhoradas. Já nas propriedades multiplicadoras, serão inseminadas com sêmen sexado somente as vacas que tiverem com a produção acima de 30 litros/dia e nas demais vacas serão usadas para a produção de gado de corte, usando touros produtores de novilhos precoce.

Jatir também explica que nas propriedades comerciais será utilizado somente o sêmen de gado de corte visando o comércio desses animais e eliminando o abate dos bezerros. “As novilhas PO e os animais de corte serão destinados a propriedades especializadas em cria e recria e retornarão as propriedades beneficiadas pelo programa a preços acessíveis”, garantiu o técnico.

Todos os custos do projeto estão a cargo da administração municipal. “Os produtores interessados a fazer parte do programa devem procurar a secretaria de Agricultura ou entrar em contato para que uma visita seja realizada para detalhar o projeto que vem pra somar com nossos produtores”, finaliza o secretário de Administração.

Secured By miniOrange