Nucleovet confirma a realização do SBSA 2020 e lança campanha de Biossegurança e Biosseguridade

9110

O Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas confirma a realização do 21° Simpósio Brasil Sul de Avicultura que será realizado de 07 a 09 de abril em Chapecó, SC. O Nucleovet vai adotar estratégias de Biossegurança & Biosseguridade durante o SBSA 2020. A Diretoria da entidade destacou ações que são desenvolvidas desde o surgimento de enfermidades globais, quando passou a adotar  o uso do álcool gel e de tapetes sanitários nos eventos. De acordo com a ABEOC – Associação Brasileira de Empresas de Eventos, o  Ministério de Saúde não fez, até o momento, nenhuma recomendação para suspensão de eventos programados no Brasil por conta do novo coronavírus. As orientações são para a prevenção – Saiba mais no link https://abeoc.org.br/2020/02/coronavirus-orientacoes-ao-mercado-de-eventos-no-brasil.

A nova campanha lançada esta semana reforça os cuidados e alertas para participantes e expositores. Países que ainda estão no verão a incidência é menor, mas os alertas servem para reforçar os cuidados de Biossegurança e Biosseguridade.

Segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, muitas doenças podem ser melhor prevenidas e combatidas por meio da atuação integrada entre a medicina veterinária, a medicina humana e a atuação dos serviços de saúde pública. A saúde única, conhecida internacionalmente pelo termo One Health, vem se tornando, portanto, uma meta da saúde global contemporânea.

Na carta divulgada pelo Nucleovet destacam “Tendo em vista a continuidade do programa de BIOSSEGURANÇA/BIOSSEGURIDADE na avicultura brasileira e mundial, o Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas, informa que serão realizadas ações que visam a conscientização e orientação dos congressistas e visitantes do 21º SBSA (Simpósio Brasil Sul de Avicultura), sobre as principais medidas preventivas em relação a várias doenças transmissíveis, como: Influenza (H1N1, Gripe comum), Peste Suína Africana – PSA, Coronavírus, entre outros”.

O Nucleovet vai  disponibilizar pontos com álcool gel para que todos possam aplicar nas mãos frequentemente. Também, um tapete sanitário para a desinfecção dos calçados na entrada principal do evento, resultado de uma parceria que chega ao quinto ano com a empresa Suiaves, que fornece o tapete, os produtos químicos e o Álcool Gel.

O propósito do SBSA é impulsionar a cadeia avícola através do compartilhamento de conhecimentos técnicos durante os três dias do evento, realizando-se nos dias 7, 8 e 9 de abril de 2020, em Chapecó no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nês”, destacou  Luiz Carlos Giongo – Presidente do Nucleovet e da Comissão Central Organizadora do SBSA.

O documento orienta para  hábitos de higiene pessoal fundamentais para prevenção na transmissão de doenças:

 – Lave as mãos frequentemente com água e sabão;

– Higienize as mãos frequentemente com álcool gel;

– Cubra a boca e nariz com a parte interna do cotovelo ou com lenço descartável quando espirrar ou tossir;

– Evite passar as mãos nos olhos, nariz e boca;

– Tenha um cuidado especial ao cumprimentar pessoas (abraçar, beijar, apertar mãos), esteja certo de que suas mãos estejam limpas e desinfetadas;

– Verifique se sua carteirinha de vacinação está em dia, especialmente contra as doenças transmissíveis;

– Caso você apresente febre, tosse e/ou dificuldade respiratória, procure atendimento médico imediatamente e evite ambientes com aglomeração de pessoas.

“Precisamos  cada vez mais entender que as doenças em pessoas ou animais, de forma ampla, estão conectados com o meio-ambiente, com a sanidade e saúde animal e pessoas, por isso, a colaboração interdisciplinar está no centro do conceito de one health”, conclui Giongo.

Acesse o site  www.nucleovet.com.br e  redes sociais para atualizações sobre o evento e sobre a campanha.

Inscreva-se e veja a programação completa: www.nucleovet.com.br

O que : Simpósio Brasil Sul de Avicultura

Quando : De 07 a 09 de abril de 2020

Onde : Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nês/Chapecó.

Panty Assessoria/Samara Braghini