CHAPECÓ
Início Destaques O labrador Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, será...

O labrador Barney, do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, será cremado na manhã desta segunda-feira em São José. A cerimônia começa às 11h no crematório de animais na Praia Comprida, e é aberta ao público. Após quase dois dias de buscas, o corpo do cão foi localizado na tarde deste domingo, em um rio de Içara, no Sul do Estado.

9086

Barney estava lotado no 5º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM) em Lages, na Serra, mas atuava em salvamentos em vários pontos do Estado. Na última quinta-feira, ele estava em missão no interior de Içara, quando submergiu depois de entrar em um rio. Segundo os bombeiros, ele teria mergulhado para apontar o local onde estaria a vítima desparecida, mas não retornou à superfície.

O cão era treinado para busca e auxílio em salvamento e resgate de pessoas nas mais variadas situações. Na tragédia de Brumadinho, em fevereiro deste ano, ele o soldado bombeiro militar Luciano Rangel, com quem formava binômio, integraram a equipe que atuou no resgate de vítimas do rompimento da barragem da Vale, em Minas Gerais.

Em nota, o 5º BBM informou sobre a despedida e as últimas homenagens ao cão, e disse que está prestando todo apoio psicológico aos envolvidos. “Neste difícil momento, registramos nosso profundo pesar e lamentamos esta irreparável perda para o Sd BM Rangel, binômio, e toda a comunidade de cinotecnia do CBMSC”.

Foto: Reprodução Instagram