O que iluminação pública tem a ver com segurança?

9778

A iluminação pública desempenha papel importante para a sociedade, permitindo que a vida noturna aconteça com mais qualidade e contribuindo com o tráfego da população em segurança. Inclusive, esse é um dos principais objetivos de se investir em uma iluminação pública eficiente, já que estudos recentes associam pontos de criminalidade a espaços públicos pouco ou nada iluminados.

Em experimento realizado por pesquisadores do Bureau Nacional de Pesquisa Econômica em Nova York (EUA), em parceria com a polícia metropolitana da cidade, constatou-se a redução de crimes ocorridos durante a noite em ruas que receberam iluminação pública extra por um período de seis meses, entre março e agosto de 2016. Ao todo 40 ruas foram sorteadas, com base no interesse social que apresentavam e que receberam 300 torres de luz distribuídas, conforme tamanho da área que deveria ser iluminada.

Crimes como homicídio, roubo e furto ocorridos nestas localidades tiveram uma diminuição considerável após a melhoria da iluminação. De acordo com os dados apresentados pelos pesquisadores, a queda da criminalidade variou de 36% até 60%. Isso comprova que intervenções urbanas podem ser soluções preventivas, que resultam em qualidade de vida para a população e com custos menores do que ações possivelmente combativas, executadas após a ocorrência de crimes.

Com o propósito de prestar melhores serviços para a sociedade, sanando também problemas de infraestrutura da gestão pública, as parcerias público-privadas têm se apresentado como medidas sólidas no âmbito administrativo. As PPPs são contratos que estabelecem vínculos entre setor público e a iniciativa privada, visando a implementação de obras, serviços ou atividades de interesse da sociedade sob a responsabilidade dos contratados. A Quantum Engenharia tem investido no setor e conquistou neste ano a licitação, através do consórcio IP Minas, da gestão de iluminação pública de Ribeirão das Neves – MG, com contrato até 2049.

Entre as melhorias previstas para o município estão a atualização de 26 mil pontos de luz que serão substituídos por luminárias de LED, envolvendo 25 praças, campos de futebol, além de pistas de caminhada e escolas. Essa modernização alia economia, maior segurança para a população, além de apresentar PPPs como alternativas bastante positivas, tanto para entes públicos, como para o setor privado. Que esse projeto sirva de exemplo para demais municípios que visam implementar melhores serviços para a sociedade com compromisso e responsabilidade.

Angélica Dezem