CHAPECÓ
Destaques Obra do asfaltamento da Linha Boa Vista esta concluída em Pinhalzinho

Obra do asfaltamento da Linha Boa Vista esta concluída em Pinhalzinho

9102
Com o objetivo de contribuir para uma melhoria na qualidade de vida e de infraestrutura para o meio rural, a prefeitura de Pinhalzinho segue com o projeto de asfalto no interior do município.
Nessa semana os ofícios ficaram concentrados na Linha Boa Vista. As obras de pavimentação na comunidade tiveram sequência na manhã de terça-feira (23) com a colocação da camada asfáltica. Os trabalhos foram executados no trajeto do aeroporto, até o acesso à Linha Galiazzi. Com a conclusão do trecho na quarta-feira (24), a última etapa do projeto de asfaltamento para a comunidade foi realizada.
No total, o trecho total de asfaltamento compreende um espaço de sete quilômetros e conta ainda com ciclovia.
 “Os investimentos vão mudar a realidade dessa região toda. Isso aqui é uma via rural, mas ela tem um status de rodovia, pela movimentação que ela tem, pela importância econômica. A via é utilizada para o escoamento de produção, transporte de ração e de animais. Nós temos a grata satisfação hoje de dizer que realizamos os trabalhos no último trecho no alto do Boa Vista, e o trajeto está totalmente liberado, para a circulação de pessoas”, explica o secretário de Agricultura, Honorino Dalapossa.
No trecho da Rua Gilmar Hoefle, entre a Usina e Asfalto e o quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Pinhalzinho, no entanto, o asfaltamento deverá ser executado tão-somente após a conclusão dos trabalhos de drenagem, destaca Honorino. “O trecho entre a Usina de Asfalto e os bombeiros é um trecho que nós estamos ainda resolvendo alguns detalhes, trabalhamos em muitas bocas de lobo, muitas drenagens foram feitas na localidade, e é preciso aguardar um tempo para a “cura”, digamos assim. Um tempo para que ocorra a fixação do material. Também temos um trecho de fronte a indústria de móveis, que o terreno cede, então ali teremos que drenar, precisamos encontrar aonde está a camada úmida com a máquina, e agulhar pedras ali dentro. Talvez esse trecho consigamos asfaltar esse ano, mas acredito que teremos dificuldade”, disse.
Cronograma e execução dos trabalhos
Na sequência, deverão ser pavimentadas trechos das vias que pertencem as comunidades de Tiradentes, Navegantes, Santa Terezinha e Volta Grande.
“Iniciamos o trecho de limpeza de 600 metros que deveremos asfaltar na Linha Tiradentes próximo a indústria do Trentin. Os recursos provem de emenda parlamentar. Fizemos a etapa de limpeza e estamos nos organizando para no início da semana que vem, realizarmos o processo de drenagem”, ponderou o secretario sobre o cronograma de trabalho.
“Na sequência nós temos um compromisso com os moradores da comunidade da Linha Navegantes e temos uma parceria com o britador Schmitz que colocará toda a parte de pedra base, e o município coloca a camada asfáltica. É um trecho de 800 metros, que vai resolver o problema de poeira que tem hoje na igreja, e no salão da comunidade”, falou Honorino sobre a pavimentação na Linha Navegantes.
Estão previstas também para 2022, obras de pavimentação asfáltica na Linha Santa Terezinha e Volta Grande. “Aguardamos o depósito dos recursos parlamentares de 1 milhão de reais, para a Linha Volta Grande, subindo sentido Coxilha, até a divisa com Saudades. É uma obra que o município vai aportar um recurso do caixa também, em função da extensão da obra. Da mesma forma a Linha Santa Terezinha, está no cronograma de ações para 2022. As obras de asfaltamento são obras lentas, eu não assumo nem um compromisso em dizer que em determinada data estará pronta, mas sim que no retorno das férias dos funcionários em 2022 nós deveremos concluir as obras na Tiradentes, devemos concluir nos trechos dos bombeiros e temos a comunidade de Navegantes na sequência. Eu acredito que isso levará até metade do próximo ano para que a gente consiga dar conta desses trechos e concluir. Na sequência iniciarão os trabalhos na Santa Terezinha ou Volta Grande, não temos definido ainda o cronograma de qual será realizada primeiramente. A questão será discutida inclusive com o Conselho de Desenvolvimento Rural para chegarmos a um consenso de aonde vamos trabalhar primeiro. Graças aos esforços do prefeito Cena e também de todos os vereadores, nós temos uma condição de muitas obras em andamento e também no desenvolvimento do município”, complementou.
Férias dos servidores
“As férias para os servidores que tem direito serão de 17 de dezembro a 17 de janeiro. Durante esse período nós teremos uma estrutura mínima para atender emergências, tanto na área urbana, quanto na área rural. Na volta dos trabalhos em janeiro temos que disponibilizar um tempo de trabalho para o Itaipu Rural Show, uma vez que existem alguns detalhes para serem cuidados, e o município é parceiro da cooperativa para esse grande”, explicou Dalapossa.
Secured By miniOrange