CHAPECÓ
Educação Observação da Lua com telescópio encanta comunidade escolar em Chapecó

Observação da Lua com telescópio encanta comunidade escolar em Chapecó

9387

O Sol já estava abaixo do horizonte, aos poucos o crepúsculo foi embelezando o fim da tarde de Chapecó/SC. Crianças e seus familiares, professores e equipe gestora do CEIM Professora Juliana Sive Pommerening foram se aconchegando no estacionamento para uma atividade muito especial.
Enquanto a noite chegava, algumas estrelas começaram a brilhar em meio às nuvens. A Lua, em sua fase crescente, dava sinais de que mesmo com o céu parcialmente nublado, proporcionaria  um espetáculo à parte. Para refinar a noite, um telescópio foi montado em meio aos presentes. As crianças estavam ansiosas, pois seria a primeira vez que veriam o satélite natural da Terra através da ocular do equipamento.
Foi a atividade começar, que a nostalgia se fez presente, os olhos estavam admirados, e o sorriso estampado no rosto. Todos estavam encantados, afinal para a grande maioria, essa foi a primeira oportunidade de observar nosso astro tão de perto. As cores, crateras e montanhas foram descritas com riqueza de detalhes. O relato das crianças veio acrescentado de imaginação, a Lua tinha muitas formas, ora era um queijo, depois um pastel, uma banana ou uma fatia de melancia.
“Sempre gostei de apreciar a lua, as estrelas, o sol e saber mais sobre os planetas, espaço e tudo o que envolve. Eu nunca havia participado de uma observação, na qual pudesse ver os detalhes. E graças aos meus filhos, e ao CEIM no qual eles frequentam, pude ter a oportunidade de participar com eles de um evento como este. Pra mim, foi uma realização, esperei 27 anos por esse momento… enxergar mais de perto e conhecer o que sempre apreciei à distância, a Lua. Foi um dia épico pra mim”, relatou emocionada Angélica Lubian Moreira, mãe de alunos do CEIM.
A atividade de observação do céu é parte do plano de aula “Galáxia, aí vamos nós!”, da professora Daniela Maschio, desenvolvido com a turma das Crianças Pequenas. O objetivo geral é proporcionar vivências sobre o nosso planeta e todo o sistema solar, para que os pequenos ampliem sua noção espacial e os conhecimentos acerca dos planetas. Os astros que compõem o universo, são com frequência, causa de curiosidade e encantamento entre os alunos e geram as perguntas mais curiosas sobre o universo.
“Explorar esse tema com as crianças foi muito prazeroso e, ao mesmo tempo, desafiador. Elas trazem inúmeros saberes sobre os planetas e o espaço como um todo, demonstrando um misto de curiosidade, desejo de aprender e suas compreensões que nunca podem ser ignoradas. Acredito que sempre aprendemos juntos, professor e crianças. O momento de observação do céu, tornou concreto o que lemos nas histórias, o que pesquisamos, as hipóteses que levantamos. As crianças vibravam pelo ‘grande dia’, e após a atividade lembravam do que havia sido conversado e de que ‘a Lua parece um pastel de chocolate branco!”, relatou a professora.
“Como é fascinante a curiosidade que as crianças têm sobre todas as coisas! O universo, em especial, parece chamar mais a atenção, até nós que somos adultos questionamos e queremos entender como funciona. Essa experiência de observar a Lua com o telescópio será um marco na vida deles, expandindo a percepção de dimensões e grandezas do espaço”, comentou a Secretária de Educação, Astrit Tozzo.

Secured By miniOrange