CHAPECÓ
Início Notícias Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada em Chapecó

Olimpíada Brasileira de Matemática é realizada em Chapecó

108

Chapecó/SC – Cerca de 3.600 estudantes de 6º a 9º anos da Rede Municipal de Ensino de Chapecó, participaram ontem (06) da 1ª Fase da 14ª Edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas– OBMEP. A prova é realizada todos os anos com o intuito de incentivar o estudo da matemática e revelar talentos na área.

 A OBMEP é uma realização do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC).

 É um projeto nacional inicialmente dirigido às escolas públicas brasileiras, e em 2017 as escolas privadas também aderiram. Os alunos classificados na primeira etapa participarão da 2ª fase que é discursiva e está marcada para 15 de setembro de 2018. No ano de 2017 os estudantes da Rede Municipal de Ensino de Chapecó conquistaram 02 medalhas e 23 menções honrosas.

Para Register Andreolla, professora de Matemática da EBM Rui Barbosa a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas contribui com o desenvolvimento do raciocínio lógico, da atenção necessária da leitura das questões, nas percepções da presença da matemática na vida cotidiana, bem como no domínio do conhecimento matemático, cada qual no seu nível de aprendizado.

“Tenho clareza de que a experiência dos estudantes em realizar a Prova da OBMEP já contribui para a vida escolar, pois, dá início à resolução de provas oficiais como o ENEM e outros vestibulares”, comentou.