Operações Aéreas do CBMSC, foi acionada

51

No dia de hoje a aeronave Arcanjo-04, da base oeste do Batalhão de Operações Aéreas do CBMSC, foi acionada pela Regulação Estadual do SAMU para realizar o transporte aeromédico de um paciente recém nascido (07 dias) do Hospital Materno Infantil Seara do Bem de Lages para o Hospital Joana de Gusmão em Florianópolis. O paciente necessita passar por procedimento cirúrgico na capital.

A missão foi cumprida em pouco mais de 01 hora, acompanhada desde o leito hospitalar de origem até o leito de destino pela equipe médica do SAMU tripulante da aeronave, devidamente capacitada e preparada para este tipo de missão. O tempo previsto para realizar tal remoção por meio terrestre é de mais de 05 horas, submetendo o paciente e equipe médica a condições desgastantes decorrentes do deslocamento pelas rodovias, além de deixar a unidade terrestre com equipe médica indisponível para atendimentos de emergências.

Tais fatores demonstram a importância da operação de aeronaves de asa fixa, que tornam as remoções interhospitalares mais ágeis e seguras.

As aeronaves Arcanjo são tripuladas por bombeiros militares e profissionais do SAMU, os quais executam missões de busca, salvamento, resgates, transportes aeromédicos, entre outras missões específicas que exigem capacitação especializada da equipe.

FONTE: COBOM