CHAPECÓ
Destaques Outubro Rosa – Hábitos saudáveis fazem a diferença

Outubro Rosa – Hábitos saudáveis fazem a diferença

93

Apesar dos alertas em mantermos hábitos saudáveis durante todo o ano, é durante o mês de outubro que as orientações acerca da saúde feminina tendem a se intensificar consideravelmente. Este é o mês da campanha Outubro Rosa, conhecida mundialmente por pela luta contra o câncer de mama. Palestras, workshops, mutirões de exames e monumentos e estabelecimentos iluminados na cor rosa marcam a data.

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo, depois do de pele não melanoma, respondendo por cerca de 28% dos casos novos a cada ano. Segundo o Instituto, aproximadamente 60 mil mulheres serão acometidas com a doença entre 2018 e 2019. Por isso, os especialistas alertam para a prevenção e a importância do diagnóstico precoce.

Além das idas regulares ao médico ginecologista, bem como a realização do autoexame das mamas mensalmente, há outros simples fatores que podem ajudar na prevenção dessa e muitas outras doenças. “Alguns estudos mostraram que as mulheres que vivem uma rotina muito agitada e estressante têm quase o dobro de chances de desenvolver câncer, bem como a obesidade e o sobrepeso, especialmente após a menopausa”, informa a nutricionista Lê Shafer.

Nos dias de hoje, viver uma vida completamente livre de estresse é uma tarefa muito difícil, mas é possível atingir um nível de bem-estar com a ajuda de técnicas de respiração, terapias holísticas, autoconhecimento, alimentação saudável e exercícios físicos. “Estar bem consigo mesma é o primeiro passo para uma vida saudável e, para ter resultados eficazes e permanentes, é preciso trabalhar também a mente, não apenas o corpo”, diz Lê, que está a frente da Tribe, um refúgio que conta com uma grande equipe de profissionais especialistas na área da nutrição, estética e bem-estar, dedicados ao alinhamento da mente, do corpo e do espírito.

Carol Bonamigo

Secured By miniOrange