CHAPECÓ
Notícias Pagamento das cotas do PIS – Pasep começa amanhã

Pagamento das cotas do PIS – Pasep começa amanhã

22
O pagamento das cotas do Fundo PIS-Pasep começa a partir desta terça-feira (14) aos cotistas de todas as idades que são correntistas da Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil. Têm direito a receber pessoas que trabalharam com carteira assinada entre 1971 e 1988. A estimativa é que cerca de 800 mil pessoas recebam esse dinheiro em Santa Catarina.
A primeira etapa do pagamento das cotas para as pessoas acima de 57 anos. A partir de amanhã será pago para todas as idades. O gerente da Caixa em Maravilha, Teori Dalcin, fala sobre os pagamentos do PIS. “As pessoas que têm contas na Caixa os valores serão creditados na conta delas, quem não tem conta deve procurar qualquer agência da Caixa ou lotéricas com o Cartão Cidadão”, explica Dalcin. 
O saque do abono salarial é diferente. O gerente explica a principal diferença dos benefícios. “Todo trabalhador tinha cotas do PIS até 1988, independente a quantia que ganhava. Era um valor que as empresas recolhiam, ficava numa conta separada e o trabalhador recebia ou quando aposentava, ou por falecimento. O abono do PIS foi instituído após 1988 somente para pessoas que possuem carteira assinada há mais de cinco anos e no último ano que a empresa entrega a Relação Anual de Informações Sociais a média salarial não tenha ultrapassado dois salários mínimos por mês. Essas pessoas têm direito a um abono do salário mínimo por ano”, explica Dalcin. 
Fonte: Cleiton Ferrasso