CHAPECÓ
Início Destaques Parceria entre PMSC e entidades promove capacitação para atendimento de autistas

Parceria entre PMSC e entidades promove capacitação para atendimento de autistas

9695

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), juntamente com o grupo Almeida Júnior e a Associação de Pais e Amigos de Autistas (AMA) da cidade de Blumenau e microrregião, desenvolveu uma capacitação com o propósito de possibilitar maior inclusão e acolhimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O primeiro treinamento ocorreu nos dias 27 e 28 no shopping Neumarkt, em Blumenau, para colaboradores do shopping e policiais militares.

Oficiais da PMSC de diversas regiões (Blumenau, Balneário Camboriú, Criciúma, São José e Joinville) participaram do encontro para conhecer e replicar ao efetivo quais os sintomas do autismo, como eles se manifestam e como identificar. Ainda, foi frisado para o policial militar como reconhecer o que pode desencadear comportamentos inadequados do autista e a entender a percepção das famílias.

A ideia do projeto partiu do vice-presidente da AMA Blumenau, o tenente-coronel Adair Alexandre Pimentel, pai de Pedro (6 anos), diagnosticado com autismo moderado. “A Polícia Militar de Santa Catarina mais uma vez vai ao encontro do que espera a sociedade. Ela está se preparando para instruir os nossos policiais para identificar o autista através de suas características e preparar nossos policiais para uma abordagem adequada a esse público que é muito importante”, reforçou o tenente-coronel Pimentel, que também é o responsável pelas orientações a respeito dos direitos dos autistas e das principais leis sobre o tema na capacitação.

O major Sami de Medeiros Sartor, do Estado-Maior-Geral da PMSC, foi o responsável por explicar os procedimentos corretos, por meio de procedimento operacional padrão dos policiais. O comandante da 3ª Região de Polícia Militar, coronel Jefferson Schmidt, salientou a importância do projeto: “estamos dando um passo muito grande para a inclusão dessas pessoas na sociedade e que não pare só aqui nesse projeto piloto, que possamos levar para outras áreas, para que a Polícia Militar possa de maneira eficiente e eficaz, atender essas pessoas”, finalizou.

As próximas capacitações serão no Norte Shopping, em Blumenau, nos dias 6 e 7 de outubro, Garten Joinville, nos dias 13 e 14 de outubro, Balneário Shopping, em Balneário Camboriú, nos dias 18 e 19 de outubro, Continente Shopping, em São José, nos dias 25 e 26 de outubro e por fim o Nações Shopping, em Criciúma, nos dias 8 e 9 de novembro.

O que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA)

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico, caracterizado por dificuldades de comunicação e interação social e pela presença de comportamentos e/ou interesses repetitivos ou restritos. Esses sintomas configuram o núcleo do transtorno, mas a gravidade de sua apresentação é variável.

As pessoas com Transtorno de Espectro Autista desenvolvem características singulares. Além do grau, que pode variar de leve a grave, cada área (comunicação, interação social e comportamento) afetada se comporta de forma diferente. Por isso, nenhum caso é igual ao outro.

Texto: Com informações da Assessoria de Imprensa do grupo Almeida Júnior