Inovação, tecnologia e muito conhecimento estarão presentes no Parque Desbravalley junto a Efapi em Chapecó/SC. O espaço conta com a participação de 10 instituições de ensino e 19 expositores em um espaço colaborativo, de oportunidades e networking. A abertura oficial aconteceu nesta sexta-feira (06) e contou com a presença de autoridades, profissionais do setor e o público presente na feira. O Parque Desbravalley é mais do que um espaço físico, ele é uma oportunidade de catalisar e transformar histórias que se conecta no presente e no futuro.
Para o presidente da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Marcio Muxfeldt o real que virou digital, agora é real novamente. “O parque começou com o apoio do poder público, instituições e empresas de tecnologia. Os expositores que estão no Desbravalley não estão para entregar papel, mas, para fortalecer um ecossistema e crescer juntos. Pela primeira vez, universidades e empresas estão trabalhando unidas pelo ecossistema do Oeste catarinense. Um ecossistema forte, todo mundo forte”, reforça Muxfeldt. Mais de 200 voluntários são responsáveis pelo sucesso do parque.
Neste mesmo contexto, o presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Iomani Engelmann destaca a importância do Oeste de Santa Catarina no cenário de inovação, sendo um espaço inclusivo, gerando emprego de alta renda e prosperidade. “Somente neste momento, Santa Catarina tem mais de 10 mil vagas de emprego em aberto em tecnologia. É uma grande oportunidade para o estado gerar um emprego de alta renda, que é o compromisso do ecossistema de inovação. Nós queremos de fato mudar a realidade com emprego e empreenderismo”, enfatiza Engelmann.
Crescimento
Para o prefeito de Chapecó, João Rodrigues esse momento é de agradecimento pela dedicação ao desafio lançado pela prefeitura. “As pessoas que visitarem o espaço vão se encantar com o que tem aqui. As empresas de tecnologia em Chapecó elevaram a qualidade de vida, do salário e, esse espaço vem mostrar o que Chapecó tem de melhor, pois somos o principal polo de tecnologia do nosso estado”, afirma.
O head de inovação da Secretaria de Ciência de Tecnologia e Inovação do estado, Felipe Mandawalli reforça que uma estratégia de inovação passa pela estratégia de ecossistema. “Não tem como desenvolver inovação, sem desenvolver ecossistema. Quando nós enxergamos todos os representantes que estão trabalhando de forma proativa, voluntária e entregando valor para esse ecossistema é maravilhoso. Estamos construindo essa história para Chapecó”, destaca.
A presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Isabel Machado comenta que está orgulhosa com esse momento. “Quero parabenizar a todos pela dedicação, esforço e carinho por proporcionar esse espaço. Participar dessa construção é um orgulho grande, pois hoje quebramos paradigmas quando percebemos essas instituições de ensino e empresas com o mesmo propósito: uma sociedade melhor”, declara Isabel.
União
Representando o Pollen Parque Científico e Tecnológico de Chapecó, o reitor da Unochapecó, Claudio Jacoscki explica que essa caminhada foi longa até chegar esse momento onde a comunidade chapecoense se une para discutir um processo diferenciado de inovação. “O processo não funcionaria sem essas pessoas que realmente fazem o dia a dia e estão envolvidas nas suas atividades. Somente a Unochapecó possui mais de 200 empresas envolvidas no Pollen Tecnológico”, afirma.
A diretora do Senac, Silvana Marcon, representante das instituições de ensino, comenta que esse momento é um grande exercício para dos avanços dos últimos na área de tecnologia. “Hoje, temos uma notícia muito boa para o setor: até 2025 teremos mais de cinco mil vagas para novos profissionais”, diz.
Assim, como o ecossistema de inovação, o Sicredi também busca desenvolver a comunidade “Acredito que o que mais nos conecta é a colaboração, onde depois do sistema cooperativo, onde há mais colaboração é o ecossistema de inovação”, diz o diretor executivo da Sicredi Região da Produção, Marcos Dorigon. O representante das empresas e da Comissão Organizadora, Ernani Zottis destacou no seu discurso que o Parque Desbravalley vem mostrar o que o setor produz na região e para fora. “Chapecó é uma das principais potencias de tecnologia do estado e do Brasil”, diz.
Parceria
Para o gerente regional do Sebrae, Udo Martin Trennephol, o Parque Desbravalley vem somar o esforço de anos de trabalho e oportunidades. “O Sebrae gera oportunidade no mercado e para isso esse tipo de evento é fundamental. Aqui, vivemos a nova economia, são novas oportunidades de trabalho para que as pessoas busquem novas oportunidades em um país que é desigual. Nós temos condições de transversalizar os valores que é trabalhado na inovação”, pondera.
O diretor do Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Mailson Putti lembra do esforço conjunto para que esse projeto se torne realidade. “É um sonho realizado, onde todos somaram forças para chegar a essa conquista. Esse momento vai gerar muitos frutos”, afirma.
Parque Desbravalley
O espaço colaborativo, que tem sua abertura oficial na sexta-feira (06), às 18h, é uma realização da Fundeste, com correalização da Associação Polo Tecnológico do Oeste Catarinense (Deatec/Acate), Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Núcleo das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação da ACIC (NTIC), Pollen Parque Científico e Tecnológico (Pollen Parque) e Sebrae. Os patrocinadores são IXC Soft, Select Soluções, Sicredi, Amo Ofertas, Vacarro Urbanismo, Brasão Supermercados, com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Prefeitura de Chapecó.
Fotos: Créditos Michel Kuntze/ Parque Desbravalley