CHAPECÓ

    PINHALZINHO – Assinatura dos termos de Convênio

    11

    Hoje, dia 24, primeiro dia da 20ª edição, ficou marcada pela Abertura Oficial, momento que reuniu diversas autoridades que compuseram o palanque de honram, entre eles Arno Pandolfo – Presidente Da Cooperativa Regional Itaipu; Serafim Thiesem – Vice Presidente Da Cooperitaipu; Fernando Rohr E Marcelo Salvatori Coordenadores Do Evento; Moacir Sopelsa – Secretário De Agricultura E Pesca Do Estado De Santa Catarina, no ato representando o Governo Do Estado; Paulo Bauer – Senador; Mario Afonso Woitexen – Prefeito de Pinhalzinho; João Rodrigues – Deputado Federal; Valdir Colatto – Deputado Federal; Mauro De Nadal – Deputado Estadual; Marcos Vieira Deputado Estadual; Altair Silva – Deputado Estadual; Dirceu Dresch – Deputado Estadual; Jonas Dalagnol – Secretário da Agência De Desenvolvimento Regional de Maravilha; Ademir Hessmann – Presidente da Epagri; Enori Barbieri – Presidente da Cidasc, no ato também representando o Senar; Claudio Post – Presidente da Fecoagro; Mario Lanznaster – Presidente Da Aurora Alimentos; Marcos Zordan – Diretor Agropecuário Da Aurora Alimentos, Idealizador do Itaipu Rural Show.

    Logo ao inicio da Abertura fez-se a assinatura dos termos de Convênio firmados entre a Secretaria de Agricultura e Pesca de Santa Catarina e a Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado e SC – Fecoagro. Os convênios estabelecem a operação do Programa de Calcário, Programa de Sementes de Milho, Programa de Incentivo ao cultivo de Forrageiras e Programa de incentivo a Apicultura, para a safra 2018, nos projetos Terra Boa Troca-Troca.

    O primeiro convênio visa subsidiar a distribuição de 300.000 toneladas de calcário para os agricultores de SC. O segundo convênio objetiva o subsidiamento dos custos de 220.000 sacos de semente de milho. O terceiro convênio visa o fornecimento de 1.100 kits de insumos para o cultivo de pastagem tecnificada, no valor unitário de até R$ 6.000,00, sendo um hectare por agricultor. Ele devolverá o valor no próximo ano com rebate de 40% dos custos, ou pagará o valor integral em dois anos. O quarto convênio visa proporcionar incentivos aos apicultores de SC, oferencendo subsídios para até 500 kits de equipamentos, insumos e abelhas rainhas para o aprimoramento técnico e manejo nas propriedades, visando aumento da produtividade.

    Ainda no ato ocorreu a assinatura de termo de cooperação técnica entre a Secretaria de Agricultura e Pesca do Estado de Santa Catarina e suas vinculadas; Epagri; Cidasc e Fecoagro/SC, o objetivo da Cooperação é o incentivo e estímulo à produção de horticultura e fruticultura aos associados das Cooperativas atendidas pelo programa SC Horticultura.

    Em discurso o Presidente da Fecoagro – Cláudio Post agradeceu pela parceria e as assinaturas dos convênios que tem por objetivo amenizar custos aos produtores rurais.

    O Prefeito de Pinhalzinho Mário Afonso Woitexem, agradeceu na oportunidade a Cooperitaipu por trazer mais recursos para Pinhalzinho e região e em sua área de atuação. Salientou o orgulho em ter no município um evento deste porte, porém lamentou as condições da BR 282, trecho por onde os visitantes passam para chegar até a feira.

    Arno Pandolfo – Presidente da Cooperitaipu agradeceu a presença de todos e enfatizou a importância de cada um na construção deste grande evento. Ainda apresentou dados sobre a dimensão da 20ª edição. Na oportunidade o Presidente comentou sobre a importância da corrente do bem “falar e fazer o bem e ser o exemplo para os jovens, que fazem a sucessão familiar”. Panfolfo enfatiza que a exposição é uma escola a céu aberto e para um evento deste porte acontecer um investimento alto se faz necessário. Pandolfo se lembra da importância em fazer leis para todos e assim termos um país bem melhor do que o atual. Finalizando o Presidente agradeceu e deu às boas vindas a todos os expositores e visitantes da Feira.

    O Itaipu Rural Show é o maior evento do Agronegócio do Estado de Santa Catarina. A 20ª edição do evento será realizada nos dias 24, 25, 26 e 27 de janeiro de 2018, no centro de difusão de tecnologias da Cooperitaipu, localizado no quilômetro 580 da rodovia federal BR-282, a um quilômetro do trevo Oeste da cidade de Pinhalzinho/SC.

    Fonte: Texto produzido pela Cooper Itaipu

    Secured By miniOrange