quarta-feira, dezembro 6, 2023
InícioNotíciasPinhalzinho possui comprovação de circulação de 05 linhagens diferentes da Covid-19

Pinhalzinho possui comprovação de circulação de 05 linhagens diferentes da Covid-19

Conforme a secretaria de saúde de Pinhalzinho, segundo informação foi divulgada nesta quarta-feira, há cinco linhagens direfentes de Covid no município.

O RT-PCR é o teste “Padrão OURO”, que rotineiramente é feita para contatos de casos já confirmados, gestantes, ou a critério médico de acordo com a história ou situação de saúde do paciente. Esse teste é encaminhado e processado pelo LACEN com liberação do resultado em 48h em média.

O sequenciamento genético só é possível, através do RT-PCR, que é um teste molecular, ou seja, baseado na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostras coletadas por swab da nasofaringe.

Desde o início da Pandemia da COVID 19, o município de Pinhalzinho já coletou 2.631 testes de RT-PCR, processados pelo LACEN, sendo 877 positivos e 1.754 negativos. Dentre os positivos, o laboratório faz sequenciamento genético aleatório de algumas das amostras, sendo que desde o início da Pandemia até o final de 2021, já foram detectados 03 Variantes do Vírus, com 05 linhagens diferentes, sendo:

• P.2; (ZETA/Brasil – Manaus)
• P.1; (GAMA /Brasil –Rio e Janeiro)
• B.1.617.2; (Delta-India)
• AY.99.2 e AY.101 (Subvariantes da DELTA).

No entanto, considerando que já foramconfirmados mais de 5.600 casos da doença, acredita-se que o número de variantes e suas linhagens possa ser bem maior.

Ainda é aguardado o resultado do sequenciamento genético de 02 pacientes com reinfecção comprovada com RT-PCR em intervalo superior a 90 dias.

“Lembramos que não é possível fazer sequenciamento genético em indivíduos testados com TR de Antígeno. O teste de antígeno é que um exame imunocromatográfico rápido, que ao invés de detectar o material genético do vírus, como no RT-PCR, identifica as proteínas do SARS-CoV-2”. Informa a secretaria de saúde.

“Ressaltamos a importância dos cuidados preventivos, da testagem de sintomáticos respiratórios e isolamento dos confirmados e seus contatos conforme protocolo, além da vacinação com todas as doses recomendadas. Se todos os municípios, estados e países o fizerem, poderemos pensar no fim da Pandemia. Enquanto isso, não sabemos quantas e qual gravidade das novas linhagens que irão se apresentando”. Acrescentou a secretaria.

 

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias