Foi realizado XIII Conferência Municipal de Assistência Social do município de Pinhalzinho/SC, organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). O tema central da conferência foi ‘Assistência Social: Direito do Povo com financiamento Público e Participação Social’.
Conforme a doutora em Serviço Social, Iraci de Andrade, a parti desse tema, a política de Assistência Social está em processo de avaliação em todas as conferências municipais que estão se realizando até dia 30 de setembro. Em novembro ocorre a Conferência Estadual e no início de dezembro, a XII Conferência Nacional. “O objetivo central é avaliar e elaborar diretrizes para os próximos dois anos, onde direcione as prioridades para os municípios na área de Assistência Social, ou seja, quais os desafios hoje para a política de Assistência Social no município de Pinhalzinho, considerando os diversos públicos que a Assistência Social atende, especialmente a população mais vulnerável”, destaca.
Iraci aponta ainda que na conferência foram elaboradas propostas direcionadas aos seguintes eixos: ao atendimento da população, no que diz respeito aos atendimentos sócios assistenciais; avaliar e tirar diretrizes referente ao financiamento do Sistema Único de Assistência Social, considerando principalmente que a política de Assistência Social não tem um percentual fixo mínimo, para ser investido; e a participação da população no processo de debate e construção da política de Assistência Social, onde o Conselho de Assistência Social é responsável pelo controle social da política de Assistência Social, mas de que forma é possível fortalecer esses conselhos para que cumpram a sua responsabilidade prevista em lei para que de fato haja efetividade dos direitos de Assistência Social.
A secretária de Assistência Social de Pinhalzinho, Ivone Orso, avaliou a conferência de forma positiva. “Tivemos uma participação expressiva de pessoas, com mais de 110 participantes. Dentre os participantes a maioria são usuários da política de assistência social. Para nós quanto gestão, quanto equipe técnica que executa os serviços de política de assistência social é bem importante ter esse olhar dos usuários que são os que recebem o nosso atendimento. Então, a presença deles foi bem importante porque eles nos auxiliaram a avaliar de como está o andamento dos trabalhos e a elaborar propostas tanto a novel municipal, Estadual e Nacional, de melhorias de atendimento, de programas e de serviços dentro da política de assistência social”, salienta.
Na oportunidade foram eleitos delegados, um da esfera governamental e dois da sociedade civil que irão participar da conferência estadual defendendo as propostas levantadas na conferência municipal.