Planejamento estratégico de turismo tem início em São João do Oeste

9662

São João do Oeste é um município que não para de investir no Turismo, tem atrativo estruturado, criou o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), engaja o comércio nas atividade e agora dá um passo a frente com a elaboração do Plano Estratégico de Turismo.

O planejamento estratégico ajuda o município a construir uma visão de futuro de maneira coletiva, conjunta e construtiva no sentido de através do diagnóstico estratégico identificar quais são seus pontos fortes pontos fracos e também suas ameaças e oportunidades. No mês de fevereiro o município realizou o primeiro seminário para sua elaboração, que contou com a presença de empresários, servidores públicos, lideranças, comunidade e representantes do trade turístico. Além disso, tem acontecido consultorias nos atrativos turísticos e uma sensibilização da comunidade em geral.

Com ao grande fluxo de turistas no município, optou-se por construir um planejamento estratégico e se adequar às exigências do Ministério do Turismo. Dessa forma, a comunidade no geral vê uma oportunidade muito boa de crescimento, “a participação de todos é grande, as pessoas enxergam o turismo como potencial para desenvolvimento local, e essa é uma oportunidade de oferecer mais atrativos aos turistas”, relata Vanei Rogério Ritter, coordenador do departamento de indústria, comércio e turismo do município.

A consultoria do SEBRAE auxilia São João do Oeste através de diversas metodologias para alavancar o desenvolvimento do município, ajudar os setores e segmentos sociais e também econômicos organizando as governanças necessárias e o protagonismo público e privado visando a construção de um futuro promissor e próspero. O gerente regional extremo oeste, Udo Martin Trennepohl, destaca que o turismo tem apresentado um crescimento extremamente positivo no grande oeste catarinense “em nossa região tem muitas potencialidades que estão se transformando em oportunidades de negócios através da profissionalização das pessoas que refletem em segurança no desenvolvimento empreendedor e empresarial de novos negócios” que já estão se consolidando”, ressalta Udo.

A escolha de São João do Oeste representa um investimento muito grande no segmento turístico da região, pois é através da sensibilização que se vê a importância do setor no desenvolvimento regional a partir do sucesso dos empreendedores e empreendimentos e com a consolidação de negócios. Udo enxerga positivamente esse movimento, “precisamos apoiar os diversos empreendedores através da profissionalização, preparar os empresários e seus colaboradores para implantarem de forma profissionalizada seus diversos projetos e planos de ação”, destaca.

 

Imagem: Prefeitura de São João do Oeste