CHAPECÓ
Início Destaques Ponte sobre o Rio Chapecó segue fechada em Coronel Freitas

Ponte sobre o Rio Chapecó segue fechada em Coronel Freitas

9267

Interditada desde o dia 28 de dezembro a ponte sobre o Rio Chapecó segue fechada. Localizada na Rodovia da Integração, que liga as cidades de Coronel Freitas a União do Oeste, no Oeste de Santa Catarina, a ponte foi interditada pela Defesa Civil depois que dois pilares de sustentação caíram e comprometeram a segurança do local.
A estrutura conta com 160 metros de comprimento e foi construída há 42 anos, em 1979. A ponte foi reformada em 2016. Segundo informações de moradores das proximidades, essa não é a primeira vez que ela é interditada. Há cinco anos um pilar também caiu e o local foi fechado.
De acordo com a Defesa Civil de Coronel Freitas, ainda não é possível afirmar os motivos da queda, mas a avaliação será feita por um profissional especializado para identificar as possíveis causas e solucionar o problema.
Uma trajeto que antes levava poucos minutos, agora é feito por um desvio que aumenta o tempo de deslocamento em quase uma hora. O caminho da ponte até o centro de Coronel Freitas é de 12 km de asfalto, mas com o desvio subiu para 29 km.
O novo trajeto é feito pela rodovia estadual SC-482. São 10 km de estrada de chão até chegar ao município de Quilombo e acessar a SC-157. Pelo caminho, os motoristas precisam enfrentar uma ponte de madeira, pedras soltas e muita poeira. Quem precisa atravessar ou faz o desvio, ou se arrisca caminhando a pé na estrutura que está comprometida.

A ponte está localizado na linha Cotovelo e é um caminho curto de ligação entre os dois municípios. Enquanto elansegue fechada, a orientação da Defesa Civil é que os usuários utilizem a rota pela BR-282 em Nova Erechim, ou pela SC-157 pela ponte que vai a cidade de Quilombo pela linha Esperança.

Foto: ND