CHAPECÓ
Notícias Pratos à base de peixe são produzidos em oficina gastronômica em Caxambu...

Pratos à base de peixe são produzidos em oficina gastronômica em Caxambu do Sul

9938

Incentivar ainda mais o consumo da Tilápia de formas variadas e apresentar diversas maneiras de preparo dessa proteína foram os objetivos da Oficina Gastronômica realizada em Caxambu do Sul, no oeste catarinense. A capacitação foi realizada no Centro de Convivência dos Idosos (CCI) e integrou 18 mulheres, que representaram as comunidades do Centro e do interior do município. A iniciativa foi da Administração Municipal, da Sala do Empreendedor e do Sebrae/SC por meio do Programa Cidade Empreendedora.

Os pratos produzidos à base de peixe com orientações da consultora credenciada ao Sebrae/SC e nutricionista Francieli Finger, foram filé de Tilápia à parmegiana e escondidinho de filé de Tilápia. As participantes também ganharam o livro de receitas com outras opções para inserir no cardápio familiar e foram convidadas a participar da 3ª edição da Festa do Peixe de Caxambu do Sul, que será realizada no dia 10 de dezembro deste ano, na comunidade de Engenho Velho, durante as festividades de aniversário do município.

Adrieli Agostini, de 36 anos, trabalha em uma padaria há mais de três anos e aprovou a iniciativa da oficina gastronômica gratuita. “Foi muito bom participar, um tempo bem aproveitado com conhecimento e troca de experiências. A nutricionista tem uma forma bem dinâmica de ensinar, o que contribui para o rápido aprendizado”, analisou ao comentar que sempre que tiver oportunidades semelhantes no município pretende participar para se aprimorar profissionalmente.

Adrieli comentou que não gosta muito de comer peixe, mas que experimentou as receitas elaboradas e gostou. “Talvez, a partir de agora, possa inserir no cardápio da minha família, principalmente por que as receitas que aprendemos são práticas e saborosas. O molho, por exemplo, foi feito de maneira diferente do que conhecia e posso utilizá-lo em outras receitas”, antecipou. Para ela, essa iniciativa também valoriza uma proteína que é produzida em Caxambu e incentiva o seu consumo.

Segundo a professora aposentada, Jussara Odete Côrrea, de 57 anos, embora se saiba a importância dessa proteína, a população, de modo geral acaba por consumir mais carnes vermelhas. “Em nossa família somos consumidores de peixes há algum tempo, mas a variedade de pratos era restrita. Acredito que agora, com mais sugestões, podemos melhorar aos poucos os tipos e inserir o peixe no cardápio mais vezes”, analisou. Para ela é importante saber a forma adequada de desenvolver a receita e os cuidados necessários de preparo, por isso receber as orientações de uma nutricionista foi um diferencial. “Quando aprendemos na prática as chances de acertarmos são sempre maiores”, explicou.

Jussara comentou que a oficina também é uma forma de aproveitar essa matéria-prima produzida em Caxambu do Sul. “Com a variedade de receitas disponibilizadas podemos multiplicar os conhecimentos e auxiliar no incentivo ao hábito de consumir peixes na alimentação familiar. Assim, se melhora e se amplia a prática de cozinhar e de entender a importância da variedade dos alimentos que colocamos à mesa”, destacou. A professora também reforçou que adquirir produtos locais fortalece a economia e valoriza os produtores, é uma forma de incentivar os piscicultores e o frigorífico de peixes Saborfish. “Parcerias como essa são importantes na introdução de novos hábitos para uma alimentação cada vez mais saudável”, finalizou.

O gerente regional do Sebrae/SC no oeste, Udo Martin Trennepohl, ressalta que pelo Programa Cidade Empreendedora foram realizadas quatro oficinas em Caxambu do Sul: duas com pratos à base de peixe, uma com morangos e outra sobre nozes. “Todos com foco no incentivo ao consumo, na valorização da produção e no incremente da economia local”, argumentou. Nas oficinas de peixe foram produzidas as seguintes receitas: escondidinho de filé de Tilápia, filé de Tilápia à parmegiana, filé de Tilápia ao molho de mostarda e mel e croquete de filé de Tilápia.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais: Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site.

Secured By miniOrange