CHAPECÓ
Destaques Comercio de Chapecó poderá ser fechado novamente por causa do Covid-19

Comercio de Chapecó poderá ser fechado novamente por causa do Covid-19

9117

Chapecó/SC tem 22 casos confirmados para Covid-19. O número foi divulgado na noite de domingo (26) pelo Governo do Estado e confirmado na manhã desta segunda-feira (27) pela Prefeitura de Chapecó. Entre os casos, há uma criança de 11 anos e um homem de 74 anos.

A diretora técnica da Secretaria Municipal de Saúde, médica Aldarice Pereira da Fonseca, voltou a explicar que o número de testes aumentou. Seguindo protocolo do Ministério da Saúde, inicialmente apenas pessoas com histórico de viagem ao exterior passavam por exames. Em um segundo momento, todas as pessoas com síndrome respiratória aguda; ampliou-se para profissionais de saúde, além de gestantes com sintomas e recém-nascidos de mães confirmadas para a doença. O novo protocolo determina testes para todos os casos de síndrome gripal.

NÚMEROS DA COVID-19 EM CHAPECÓ

  • Casos confirmados – 22 (5 recuperados e 17 em isolamento domiciliar)
  • Casos notificados – 203
  • Casos descartados – 142
  • Casos suspeitos – 39 (35 em isolamento domiciliar e 4 em leitos de enfermaria)

(*) Um óbito suspeito foi descartado por exame.

O prefeito Luciano Buligon ressaltou que a fiscalização será ainda mais intensificada, pois no fim de semana ocorreu aglomeração de pessoas em muitos locais, entre eles o prolongamento da avenida Getúlio Vargas e o Goio-En.

Buligon ressaltou que o índice de ocupação nos hospitais será levado em conta para decidir, ou não, pela volta da paralisação total das atividades no município. Segundo o prefeito, hoje o quadro é o seguinte: 22% de ocupação em leitos de enfermaria e 16% de ocupação em leitos de UTI. Se o índice chegar a 50%, de acordo com o prefeito Buligon, poderá voltar a quarentena total.

Ele pede que os chapecoenses colaborem, usem máscaras e não se aglomerem em eventos ou confraternizações. O assunto, inclusive, foi abordado na manhã desta segunda-feira (27) no programa Chapecó Notícias – 1ª Edição.