Os jornalistas poloneses Anita Werner, âncora de um telejornal da CNN, e Michal Kolodzejcyk, do canal Mais, estiveram no final da manhã desta quarta-feira no gabinete do prefeito João Rodrigues, de Chapecó/SC, para uma entrevista.
Com uma trajetória de vários prêmios em duas décadas de carreira eles estão escrevendo um livro com o título provisório “Esperança Futebol Clube”. Um dos capítulos é dedicado à Chapecoense. O prefeito foi um dos escolhidos por ter colaborado para que o clube não fechasse as portas, em 2005, no seu primeiro mandato. Numa época em que ninguém queria assumir o clube, que tinha várias dívidas, o prefeito reuniu algumas lideranças e conselheiros do clube para montar uma diretoria. Também colaborou com recursos para as categorias de base e iniciou a transformação do estádio regional Índio Condá na Arena Condá, que atualmente conta com capacidade para mais de 20 mil torcedores, além de sediar órgãos públicos em sua estrutura, economizando com aluguel.
Dois anos depois a Chapecoense voltava a conquistar o estadual. Três anos depois disputou a Copa do Brasil. Quatro anos depois subiu para a Série C. Em 2012 conquistou o acesso para a Série B e, em 2013, obteve o acesso para a Série A.