CHAPECÓ
Notícias Prefeitura de Xanxerê inicia 1ª etapa de castração em massa de cães

Prefeitura de Xanxerê inicia 1ª etapa de castração em massa de cães

8464

Com o objetivo de implementar o controle populacional de animais no município, a Prefeitura de Xanxerê, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Controladoria Geral e Conselho Tutelar dos Animais, deu início nesta quarta-feira (27) à 1ª etapa de castração em massa de animais da raça canina. Nesta primeira etapa serão castradas apenas as fêmeas. A primeira ação foi realizada no Loteamento João de Barro, no bairro Vila Sésamo.

A Administração Municipal realizou um processo licitatório para contratação de empresa especializada na castração cirúrgica com a inclusão de hemograma completo e implantação de microchip, da espécie canina, sexo fêmea, domiciliados e de rua, sem raça definida para atender a Lei Municipal 3.622/2014.

O serviço será prestado aos usuários que comprovarem inscrição no Cadastro Único para programas sociais do Governo Federal com certidão emitida pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O valor do contrato é de R$ 96.800 para hemograma, castração e hospedagem de cerca de 400 fêmeas da espécie canina.

A microchipagem visa o controle da população com a identificação de endereço e tutores/responsáveis legais, visando o combate a maus-tratos e abandonos com a identificação dos tutores dos animais submetidos a tais situações.

O prefeito Oscar Martarello disse que esse é um problema de saúde pública, de controle populacional dos animais e que agora o município começa a resolver com a castração e microchipagem. Os que não tem tutores, ficam um período com o município até que apareça alguém para adotá-los, caso não apareça, eles serão devolvidos ao seu habitat, mas sem se reproduzir. “Nesse primeiro momento estaremos castrando apenas fêmeas, para evitar que o aumento no número de cães abandonados nas ruas. Faremos a ação em outros bairros também com muitos animais abandonados. Num segundo momento faremos novas ações que beneficiarão machos também”.

COMO VAI FUNCIONAR

O atendimento para agendar as castrações será feito apenas de forma presencial na Secretaria de Meio Ambiente (em frente à Prefeitura de Xanxerê), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h.

O responsável deverá ser maior de 18 anos e deve levar junto para o cadastro documento com foto, comprovante de endereço atualizado e CADÚNICO atualizado.

No momento do cadastro será realizada uma avaliação com o tutor para apurar as informações sobre o animal. Após isso, em 48 horas os prontuários serão avaliados pelo médico veterinário da Secretaria de Meio Ambiente para posterior liberação de acordo com a necessidade.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria de Meio Ambiente através do telefone 3441-8529.

Secured By miniOrange