CHAPECÓ
Início Entretenimento Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade

8294

As organizações vencedoras da primeira edição do Prêmio ACIC/Unochapecó de Sustentabilidade – promovido pela Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), por meio do Núcleo de Sustentabilidade, e Unochapecó – serão conhecidas nesta quinta-feira (29), em evento na Cantina do Cesec, às 19 horas. A iniciativa tem por objetivo reconhecer as empresas e entidades associadas à ACIC com as melhores práticas sustentáveis.

Na primeira etapa, 26 empresas de grande, médio e pequeno portes foram habilitadas nas três dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e econômica. A coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade, Eliana Cansian, explica que as empresas que foram qualificadas para a segunda etapa tiveram suas propostas submetidas ao júri técnico, conforme previsto no regulamento.

O prêmio também busca promover o comprometimento sustentável das empresas difundir a importância do tema, incentivar a inserção de práticas de inovação no processo gerencial, desenvolver a sustentabilidade como oportunidade de negócios, mobilizar e envolver os colaboradores, mobilizando e envolvendo colaboradores, entre outros benefícios.

A definição de sustentabilidade está normalmente relacionada com uma mentalidade, atitude ou estratégia do que é ecologicamente correto. Porém, o conceito é mais amplo: uma das perspectivas é o tripé da sustentabilidade, no qual um empreendimento é considerado sustentável quando é ecologicamente correto, economicamente viável e socialmente justo. “Nosso objetivo é despertar o interesse das empresas e demonstrar que todas podem ser sustentáveis. A intenção também é movimentar a sociedade regional e mostrar o quanto pode ser feito para um mundo melhor a partir de pequenas ações tanto dentro da empresa como na comunidade”, enfatiza Eliana.

EMPRESAS

Na dimensão ambiental foram habilitadas as empresas: Andrelino Correa Filho, Certa Administradora e Corretora de Seguros, Carminatti & Pellegrini, Colégio Logosófico González Pecotche – Unidade Chapecó, Moeda Verde – Distribuição Online de Conteúdo Sustentável e SOS Sustentar – Consultoria em Publicidade, na categoria micro e pequena empresa; TOS Obras e Serviços Ambientais, Dimensão Engenharia e Construções, Nord Electric, Terramax Construções e Obras e Orbenk Administração e Serviços na categoria média empresa; Cooperativa Central Aurora Alimentos e Cooperativa Agroindustrial Alfa na categoria grande empresa.

As empresas habilitadas na dimensão social são: Verde Vida Programa Oficina Educativa (micro e pequena empresa); Unimed Chapecó, Unidade Central de Educação FAEM Faculdades, AngelLira Rastreamento Satelital e Inviolável Segurança 24 Horas (média empresa); Renovigi Energia Solar, Brasão Supermercados, Sicoob MaxiCrédito e RQ Indústria e Comércio – Ogochi (grande empresa).

Na dimensão econômica foram qualificadas: Scussel Hortifruti e Laborsan Farmácia de Manipulação (micro e pequena empresa); Sadi Dallacorte – Posto Alta Floresta e Abboccato Indústria e Comércio de Cosméticos (média empresa).

Integram o Júri Técnico Leandro Alexis Farina (Celulose Irani S/A), Luís Henrique Cândido da Silva (SENAI/FIESC), Raquel de Cássia Souza Souto (Conselho Regional de Contabilidade-SC). A Comissão de Avaliação é composta por Sady Mazzioni (presidente), Daniela Di Domenico Provin, Eliana Aparecida Cansian, Luciana Maldaner e Dalvair Jacinto Anghében.

Mais informações sobre o prêmio estão disponíveis no site www.acichapeco.com.br/sustentabilidade.

MARCOS A. BEDIN