CHAPECÓ

    Projeto Odonto Bebê é apresentado no 68º Congresso do COSEMS-SC

    32

    O município de Xaxim apresentou na tarde desta quarta-feira (02) o Projeto Odonto Bebê, da Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim, no 68º Congresso de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina – COSEMS-SC. Classificado na 1ª Mostra Catarinense Aqui tem SUS – 2018, sendo um dos 17 escolhidos entre os 133 trabalhos inscritos na temática Atenção Básica, o Odonto Bebê busca agora a classificação para a etapa nacional em Belém do Pará.

    O 68º Congresso do COSEMS-SC iniciou hoje e segue até sexta-feira (04) no Centro de Eventos Plínio Arlindo De Nês, em Chapecó, quando será realizada a divulgação dos trabalhos classificados para a próxima etapa. Nesta, 40 iniciativas estão sendo expostas e, destas, somente 21 seguirão para a próxima fase.

    Para representar o município de Xaxim e expor o método do Odonto Bebê, o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, foi a Chapecó acompanhado pela Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica, Soleni Vanzella; pela Responsável pelo Setor de Controle, Avaliação e Auditoria da Secretaria Municipal de Saúde, Estela Marisa Specht; pela Cirurgiã-Dentista e idealizadora do Odonto Bebê, Caroline Bianchin; e pela Cirurgiã-Dentista Sabrina Marchetti

    Projeto Odonto Bebê

    O Projeto Odonto Bebê foi implantado nas Estratégias da Saúde da Família (ESF) do município de Xaxim no início do ano de 2016, desde então prestou atendimento a 150 crianças na faixa etária de zero a seis anos, e segue em andamento.

    Para que seja possível proporcionar os benefícios do Odonto Bebê às famílias de Xaxim, há o envolvimento entre todos os profissionais da ESF – agentes comunitários de saúde, equipe de enfermagem, equipe odontológica e médicos – na busca e identificação das crianças recém-nascidas, a fim de informar a importância dos cuidados precoces da saúde do bebê aos pais.

    Secured By miniOrange