CHAPECÓ

    Projeto une brincadeira e aprendizagem em Chapecó

    63

    O Centro de Educação Infantil Municipal Aquarela, no bairro Passo dos Fortes em Chapecó, está realizando, pelo 7º ano consecutivo o projeto “Cantinho da Aventura”. A ação traz brincadeiras e aprendizagem juntas no ambiente escolar e mostra para as crianças que aprender é sim, muito divertido.

    O projeto iniciou no dia 26 de abril, com a organização dos professores de Linguagem e de Educação Física. Para este ano tem uma inovação que é a tirolesa, além das outras atividades dos anos anteriores como a escalada de pneus, rampa de sabão, falsa baiana com slackline, entre outras. De acordo com a coordenadora Vanderleia Aparecida Detoffol esse projeto surgiu da vontade dos professores de proporcionar para as crianças momentos de aventura e alegria. “Começamos com o escorrega de sabão e o sucesso foi tanto, que fomos ampliando a cada ano. As crianças adoram”, comentou.

    Dentre os objetivos da ação está possibilitar através da aprendizagem a construção da autonomia e da criatividade, estabelecendo uma estreita relação entre brincar e aprender, desenvolvendo na criança tanto o aspecto social, o cultural e o afetivo. Para o aluno Antony Zanesco de 5 anos o Cantinho da Aventura é muito divertido. “Adorei brincar na tirolesa e no escorrega de sabão. Vou brincar ainda na escalada de pneus e no slackline”, adiantou.

    As ações foram desenvolvidas com as turmas de pré-escolar e maternal. Segundo a Secretária de Educação de Chapecó Sandra Maria Galera aprender brincando é mais divertido. “É importante lembrar que a partir das brincadeiras que a criança constrói suas relações com o mundo, com os colegas e as professoras”, disse.

    O projeto segue até quinta-feira (03), mas segundo a coordenadora Vanderleia, o objetivo principal já foi alcançado desde o primeiro dia. “Esse projeto é um sucesso, pois conseguimos perceber a alegria das crianças ao participarem das atividades”, finalizou.

     

    Secured By miniOrange