CHAPECÓ
Esportes Qual a diferença entre o futsal e futebol de salão?

Qual a diferença entre o futsal e futebol de salão?

10364

Você saberia listar quais as diferenças entre futsal e futebol de salão? Enumerar as semelhanças pode até ser fácil, por exemplo, o objetivo do jogo e o número de jogadores é o mesmo. Porém, as diferenças entre as modalidades normalmente causam confusão.

Regras do Futsal

Conhecer as principais regras aplicadas ao futsal, ajudará você a entender melhor as diferenças entre futsal e futebol de salão.

Número de Jogadores

No futsal, cada equipe é formada por cinco jogadores, sendo quatro de linha e o goleiro. É permitido, também, o número ilimitado de substituições.

Dimensões da Quadra

A quadra de futsal possui o formato de um retângulo e deve ter entre 25 e 42 metros de comprimento e 16 á 25 metros de largura.

O gol possui altura de dois metros e largura de três metros. Sendo obrigatória a utilização de uma rede presa nas traves do gol e também no solo.

Marcações da Quadra

Assim como no futebol, no futsal temos as linhas laterais e as linhas de meta que servem para demarcação dos limites da quadra. No meio da quadra deverá passar uma linha, sendo que em seu centro haverá um círculo onde a bola é colocada para dar início as partidas.

No futsal, a área onde o goleiro pode defender com as mãos é formada por um semicírculo com raio de seis metros.

Bola de Futsal

A bola utilizada no futsal deve possuir diâmetro entre 62 e 64 centímetros, e o seu peso não pode ser inferior a 400 gramas ou superior a 440 gramas.

Duração da Partida

Uma partida de futsal possui duração de 40 minutos, divididos em dois tempos de 20 minutos com intervalo de 10 minutos.

Infrações

As faltas são penalizadas com o Tiro Livre Direto e Tiro Livre Indireto, podendo também resultar em advertência por cartão amarelo ou expulsão no caso de cartão vermelho.

A diferença consiste na forma de cobrança, pois enquanto no tiro livre direto é permitido o chute direto para o gol, no tiro livre indireto o batedor precisa tocar a bola para um companheiro para que este possa chutar em direção ao gol adversário.

Diferenças entre futebol de salão e futsal

Agora que você já conhece as regras do futsal, veja as diferenças em relação ao futebol de salão:

  1. Quadra
    Enquanto no futsal a quadra precisa ter entre 25 e 42 metros de comprimento, além de entre 16 e 25 metros de largura, no futebol de salão as medidas podem ser de no mínimo 28 e no máximo 40 metros para o comprimento da quadra, e de no mínimo 16 e no máximo 20 metros para a largura.
  2. Substituições
    Em ambas as modalidades não há limites de substituições, porém no futebol de salão elas só podem ser feitas com a partida interrompida, enquanto no futsal não há esta exigência.
  3. Cartões
    Em relação aos cartões, em ambas as modalidades existe a figura do cartão amarelo. Porém, em relação ao vermelho há uma diferença no tempo de reposição do jogador: enquanto no futsal isso só pode ocorrer após 2 minutos, no futebol de salão é imediata.
    No futebol de salão temos ainda o cartão azul que expulsa o jogador da partida, mas não o submete ao cumprimento de suspensão automática na próxima partida.
  4. Lateral e Escanteio
    Enquanto no futsal a cobrança deve ser realizada com os pés, no futebol de salão precisa ser feita com as mãos.
  5. Tiro de Meta
    No futebol de salão a cobrança é feita com as mãos, assim como no futsal, porém a regra impõe a necessidade da bola tocar no campo de defesa antes de atravessar a quadra, no caso do futebol de salão.
  6. Goleiro
    No futebol de salão não é permitido ao goleiro que realize a cobrança de faltas ou pênaltis, enquanto isto é permitido no futsal.
  7. Pênalti
    No futebol de salão, a regra estabelece que o goleiro não poderá se mover até que o batedor toque na bola. Já no futsal, o goleiro pode se mover lateralmente sobre a linha do gol.

Fonte: G1

Foto: @jec.krona