CHAPECÓ

    Realizada prova da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica em Chapecó

    55

    Chapecó/SC – Aconteceu em Chapecó, na última sexta-feira, a 21ª edição da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. O concurso busca ampliar o conhecimento dos estudantes sobre astronomia. São 16 escola cerca de 1.100 estudantes entre o 4º ao 9º ano da Rede Municipal de Ensino que estão participando da OBA.

    Para a preparação, além do conteúdo de astronomia abordado no currículo, os estudantes desenvolvem atividades práticas, como o comparativo entre tamanho e distância da Terra e a Lua, pontos cardeais, meio dia solar verdadeiro e a observação do céu noturno.

     A observação do céu foi disponibilizada pela Prefeitura de Chapecó, por meio da Secretaria de Educação. Os estudantes aprenderam a identificar as principais constelações do Hemisfério Sul, entre elas a constelação do Cruzeiro do Sul e a observação da Lua, planetas e estrelas com uso de telescópio.

    Além dessas atividades, algumas escolas se desafiaram a fazer o lançamento de foguetes, que é construído com garrafa PET, tubo de PVC e outros materiais, utilizando água pressurizada. Os foguetes chegaram alcançar 126 metros de distância entre a base e local de aterrisagem. Momento de aprendizado e muita diversão.

     Durante a prova, os estudantes responderam questões sobre astronomia e astronáutica. Os alunos e professores colaboradores, gestão e escola ganharão certificado de participação e as melhores notas poderão receber medalhas de ouro, prata e bronze.

    A OBA está divida em quatro níveis para execução das atividades práticas e a prova, sendo o primeiro nível para estudantes de 1ª a 3ª série; segundo nível é para estudantes de 4ª a 5ª série. O terceiro nível foca em alunos de 6ª a 9ª série e o quarto e último nível é para estudantes do ensino médio. .

    Na rede municipal somente os alunos dos níveis 2 e 3 participaram de todas atividades.

    Matéria/CH News/ Chapecó Online/ Roberto Lorenzon
    Secured By miniOrange