CHAPECÓ
Notícias Representantes dos municípios do extremo oeste catarinense participam de evento estadual do...

Representantes dos municípios do extremo oeste catarinense participam de evento estadual do Programa Cidade Empreendedora

8466

Prefeito, secretários municipais e agentes de desenvolvimento dos municípios de AnchietaCaibiMaravilha, Itapiranga e Palma Sola – que aderiram ao ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora – participaram, na última semana, da 3ª edição do Fórum Estadual de Secretários e do Encontro Estadual de Agentes de Desenvolvimento. O evento promovido pelo Sebrae/SC foi realizado no Resort Costão do Santinho, em Florianópolis, observando todas as medidas necessárias de segurança impostas pela pandemia da covid-19.

A iniciativa teve como objetivo promover a integração entre os agentes públicos para debater sobre a eficiência na prestação de serviço ao munícipe e oferecer conteúdos que motivem a inovação na gestão pública, visando o desenvolvimento econômico dos municípios catarinenses. No encontro estadual também foram fornecidos subsídios para a promoção de estratégias de fortalecimento da economia local e para contribuir com a competitividade das micro e pequenas empresas.

Para a gestora do Programa Cidade Empreendedora na região extremo oeste, Carine Ribeiro, encontros como esses são importantes para compartilhar conhecimentos que resultem em ações mais assertivas de desenvolvimento econômico, além de fornecer ferramentas eficientes que contribuirão com a gestão pública e a valorização dos pequenos negócios nas comunidades.

“Essas iniciativas foram muito proveitosas porque fez com que tivéssemos o contato com experiências diversas e adaptáveis para a realidade de cada município. As palestras ministradas e as metodologias apresentadas possibilitam a inovação gerencial, a melhoria da eficiência do Poder Público e a simplificação de processos”, analisa o prefeito de Anchieta, Ivan José Canci.

Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Maravilha, Gelson Rossetto, essa integração é importante porque possibilita a troca de conhecimentos, de boas práticas adotadas pelos municípios e a atualização das exigências legais. “Todo esse aprendizado é necessário para atender cada vez melhor e com mais agilidade as demandas dos munícipes, além de contribuir com o desenvolvimento econômico territorial”, avaliou.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Itapiranga, Alexandre Siqueira, comentou que esses encontros estaduais são fundamentais e oportunos para obter informações e interagir com as lideranças de outras regiões. “Ouvimos os cases de sucesso que nos estimulam e mostram o quanto podemos avançar. Entre os assuntos abordados nos chamou a atenção as iniciativas de desburocratização e a necessidade de digitalizar os processos e a importância de avançarmos nas compras públicas tanto no Poder Público quanto nas capacitações dos empresários para que participem das licitações”, enfatizou.

Programação

A programação do evento foi baseada nos conceitos que norteiam a atuação do terceiro ciclo do Programa Cidade Empreendedora, que são cidades humanas, inteligentes e sustentáveis. Entre os temas em debate, estiveram: nova lei de licitações nº 14.133/2021, desburocratização, gestão pública eficiente e inovação. Ainda entre os destaques da programação, o prefeito de Pinhalzinho, Mário Afonso Woitexem, ministrou palestra sobre “A eficiência na gestão pública através da digitalização e simplificação”. Também foram apresentados cases de sucesso do Programa Cidade Empreendedora dos municípios de Campos NovosIndaialRio do Sul e Tubarão.

Os convidados também tiveram a oportunidade de participar de workshops sobre: Metodologia Fishbowl; Potencial Criativo; Gestão da Mudança; Foco e Gestão do Tempo; AD 360⁰, da estratégia de atuação à postura de comunicação; Agro e a Economia Municipal; Comunicação interpessoal e Liderança em tempos de transformação.

Secured By miniOrange