Reunião de Trabalho debate a educação pública municipal em Chapecó

9528

Na manhã de quarta-feira (07), atendendo ao requerimento da vereadora Deise Schilke (PT), o Poder Legislativo de Chapecó realizou reunião de trabalho para debater as Politicas de Organização da Educação Pública Municipal para o ano de 2021.

O evento aconteceu de forma remota e participaram, além da proponente, a Secretária de Educação, Astrit Tozzo; a Diretora Pedagógica Marcia Wurzius e a Diretora Administrativa Daniela Moratelli Cunha. Também participaram, os vereadores Cesar Antonio Valduga (PCdoB), Marcilei Vignatti (PSB) e Sueli Suttili (PSD)O público em geral acompanhou e pôde interagir através das plataformas oficiais do Poder Legislativo.

A vereadora Deise esclarece que o objetivo da reunião foi entender como está funcionando o retorno às aulas e esclarecer dúvidas sobre os protocolos instituídos pelo Plano de Contingência Estadual para Educação (PlanCon), no Município. “Queremos abrir um diálogo com a Secretaria de Educação, trazendo questionamentos sobre o funcionamento do ano letivo em 2021”, assinala.

De acordo com a Secretária de Educação, a presença dos estudantes está organizada em três modalidades: presencial, híbrida e não presencial. “Para que o início das aulas ocorresse, tivemos que providenciar a compra dos insumos e EPI’s necessários, tanto para os professores, quanto para os alunos. Os profissionais de cada Escola também fizeram seu próprio PlanCon, para a condução dos trabalhos naquela unidade”, esclarece Astrit.

Respondendo aos questionamentos dos parlamentares municipais, a Secretária informou que o Município está providenciando uma ferramenta própria para ensino a distância. “Estamos nos preparando com uma plataforma para aulas síncronas (em tempo real), pois entendemos que daremos uma maior oportunidade para os professores atenderem os alunos. Ainda dependemos de equipamentos, que já estão sendo providenciados, acredito que conseguiremos implementar em breve”, explica a Secretária.

A vereadora Deise destacou a importância do diálogo entre as instituições para a construção de políticas públicas de qualidade “Não temos dúvida que esse momento é desafiador, tanto pela pandemia quanto pela situação de mudança de gestão. Nossa preocupação é a busca do melhor caminho para que possamos garantir educação de qualidade para os chapecoenses” reiterou.

Assessoria de Comunicação