CHAPECÓ
Notícias Reunião sobre programa V.I.G.I.A reúne forças de segurança pública em Chapecó

Reunião sobre programa V.I.G.I.A reúne forças de segurança pública em Chapecó

9006

O comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira (4ºCRPM/Fron), coronel Jorge Luiz Haack, participou nesta quarta-feira (06) de uma importante reunião realizada no auditório da 3ªCompanhia do 2º Batalhão de Polícia Militar de Chapecó (2ºBPM/Fron). O encontro teve como objetivo tratar sobre o Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (V.I.G.I.A).

Na ocasião, houve explanação do Coordenador do Arco Sul do Ministério da Justiça e Segurança Pública, coronel PM PR Éveron César Puchetti Ferreira, o qual falou sobre os resultados do programa, aquisições, desempenhos, produtividade, capacitações e expansões previstas em 2022.

O coronel Puchetti destacou os investimentos contínuos em materiais destinados aos profissionais de segurança pública que atuam no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas e a continuidade na Operação Hórus, sob coordenação da  Secretaria de Operações Integradas, que combate o crime organizado na faixa de Fronteira.

Segundo ele, o encontro desta quarta-feira visa fortalecer um único objetivo: o combate ao contrabando e descaminho. “Sabemos que os delitos transnacionais que ingressam em nosso país alimentam facções criminosas e fazem com que a engrenagem do crime tenha dinheiro. Quando há união entre as diferentes polícias, com troca de informações e atuação em campo, há o combate ao contrabando, fazendo o enfrentamento direto e coibindo que usem o território brasileiro e especialmente o território do Oeste Catarinense, como uma área de passagem livre para cometer crimes e prejudicar as pessoas”, explica.

Em 2022, como nos anos anteriores, o Programa V.I.G.I.A, receberá recursos do Governo Federal e dará continuidade a aquisição de novos equipamentos, viaturas e armamentos.

“O Ministério da Justiça caminha junto com os governos estaduais e as polícias locais”, finaliza o Coordenador do Arco Sul, coronel Puchetti.

O comandante do 4º Comando Regional de Polícia Militar de Fronteira, coronel Jorge Luiz Haack, avaliou a reunião positivamente e agradeceu as explanações feitas pelo coronel Puchetti. “É de extrema importância esta interação entre as forças policiais no combate ao crime organizado na faixa de Fronteira. Quanto mais forças unimos, maior o enfrentamento contra esses delitos”.

Na reunião desta quarta-feira, 06, participaram ainda oficiais de toda área de abrangência do 4ºCRPM, Polícia Militar Ambiental e delegados regionais.

Atualmente o V.I.G.I.A  está presente em 15 estados: Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Acre, Rondônia, Tocantins, Goiás, Roraima, Pará, Amapá, Rio Grande do Norte e Ceará.