quinta-feira, novembro 30, 2023
InícioDestaquesRevisão do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó

Revisão do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó

Uma audiência pública de atualização do Plano de Mobilidade Urbana de Chapecó/SC, aconteceu nesta terça-feira (09) no Centro de Cultura e Eventos de Chapecó. A Fundação de Estudos e Pesquisas Socieconômicos (FEPESE), que foi contratada contratada pela Prefeitura de Chapecó para a realização do estudo, apresentou sugestões levantadas no estudo e também em outra audiência pública, realizada recentemente, na Prefeitura. Outro debate está agendado para acontecer na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (10), às 8h30.

O Diretor de Segurança Pública de Chapecó, Clovis Ari Leuze destacou que a frota de veículos aumentou muito nos últimos anos, chegando a 210 mil veículos. Para ele, os estudos de mobilidade urbana precisam ser efetivados para não virar um caos. “Hoje Chapecó tem dois ou três pontos específicos que tem gargalos e que precisam de ações a curto prazo para efetivação. Mas alem disso, acões de médio e longo rpazo precisam ser pensadas”, comentou. Ele também comentou que é importante a participação da população. “Em momentos de implementação e transição nas mudanças a população precisar ter paciência e ajudar”, enfatizou.

O Secretário de Desenvolvimento Sustentável e Obras Estruturantes, Valmor Scolari, destacou que o plano tem sugestões para o transporte coletivo, ajustes no trânsito, implantação de vias de mão única e alternativas que a partir da aprovação serão implementadas pelo Poder Público. Ele comentou ainda que os motoristas de Chapecó já tem percebido algumas mudanças que estão sendo implantadas para melhorar a fluidez. “Por exemplo na Rua Uruguai, com o fechamento dos canteiros centrais e colocação de semáforos. E outras ruas também passarão por mudanças, uma delas é a Cunha Porã na região da Efapi”, comentou. O Secretário observou ainda que algumas obras importantes e estruturantes estão sendo finalizadas e terão impacto no trânsito. “Entre elas a abertura no sentido sul da Avenida Getúlio Vargas, a construção do Elevado na Fernando Machado, a conclusão da duplicação da Leopoldo Sander, o Contorno Viário Extremo Oeste e 100 % de pavimentação das ruas que são de chão”, disse.

O Secretário de Governo e Inovação em Serviços Públicos, Thiago Etges, destacou que a orientação para a empresa que fez o estudo é que ele fosse convertido em propostas técnicas objetivas e executáveis com ações de curto, médio e longo prazo. “Assim que ele for aprovado, já poderá ser colocado em prática. As intervenções precisam ser fáceis de ser entendidas e que de fato superem as dificuldades que existem hoje”, comentou. Ele disse ainda que Chapecó é bem provida de sistema viário na área central, com ruas que conseguem absorver grande número de veículos, ciclistas, pedestres e transporte coletivo.

Propostas apresentadas

A engenheira civil da FEPESE, Fernanda Beckauser Mallon, adiantou que entre as propostas estão a implantação de novos terminais do transporte coletivo e corredores de ônibus, e a implantação de uma rede integrada de infraestrutura para ciclistas e um binário nas avenidas Fernando Machado e Nereu Ramos.

- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias